Apucarana

Providência realiza captação de órgãos nesta quarta-feira

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Providência realiza captação de órgãos nesta quarta-feira
fonte: Arquivo TN
Providência realiza captação de órgãos nesta quarta-feira

O Hospital do Providência de Apucarana realizou nesta quarta-feira (15), a captação dos órgãos de um paciente de 37 anos que deu entrada no hospital no último sábado (11).

continua após publicidade

Após constatação da morte cerebral, foram retirados fígado, rim direito e rim esquerdo com autorização de familiares.

A captação mobilizou a equipe da Central de Transplantes localizada em Curitiba. A estrutura para o desenvolvimento das atividades de doação de órgãos e tecidos para transplantes, no  Paraná envolve ainda quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPO’s) situadas em Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá e 67 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

continua após publicidade

 Quem recebe os órgãos

Os órgãos doados são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera. Esta lista é fiscalizada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e pelas Centrais Estaduais de Transplantes.

A seleção de um paciente que aguarda por um transplante ocorre com base na gravidade de sua doença, tempo de espera em lista, tipo sanguíneo, compatibilidade anatômica com o órgão doado e outras informações médicas importantes. Todo o processo de seleção dos potenciais receptores é seguro, justo e transparente.