Apucarana

Providência anuncia ação solidária em prol da radioterapia

"Unidos pela Radioterapia" acontece em parceria com a AMP e Amuvi

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Providência anuncia ação solidária em prol da radioterapia
fonte: Divulgação
Providência anuncia ação solidária em prol da radioterapia

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizou uma reunião com os prefeitos e secretários municipais de educação do Vale do Ivaí para falar sobre a ação solidária "Unidos pela Radioterapia", em prol do setor de radioterapia do Hospital da Providência, de Apucarana. 

continua após publicidade

As associações concederam à equipe do hospital um espaço para explicar sobre a ação, que consiste no sorteio de cinco novilhos que acontece dia 2 de outubro. A cada doação de R$10 realizada, o doador recebe um cartão com um número e concorre aos cinco prêmios e estará contribuindo para a aquisição do Sistema OBI® – Varian, que permite a realização da radioterapia guiada por imagem, agregando ainda mais tecnologia no tratamento contra o câncer para os pacientes da 16ª e 22ª Regional de Saúde atendidos no setor.

O evento contou com a presença do Hospital da Providência, representado pela gerente administrativa Rafaela Costa, e pela coordenadora do setor de Projetos, Fabielle Lima, que puderam explicar sobre o mais recente projeto do hospital em prol dos pacientes da radioterapia da Unidade de Tratamento do Câncer de Apucarana.

continua após publicidade

Os membros do hospital foram recebidos com cordialidade no evento e contaram com o apoio dos municípios na arrecadação de recursos em benefício dos pacientes. “Fomos muito bem acolhidos para falar dessa ação solidária e pudemos contar com a parceria dos prefeitos em benefício de quem luta contra o câncer”, explica a coordenadora Fabielle Lima.

Radioterapia

A Radioterapia Guiada por Imagem (do inglês Image Guided Radiation Therapy – IGRT) possui alta precisão de localização do tumor. Com ela é possível diminuir drasticamente o número de frações (dias que o paciente precisa comparecer para realização do tratamento) em comparação com a Radioterapia Convencional que não utiliza a IGRT.

continua após publicidade

Essa diminuição do número de sessões torna-se essencial para serviços de radioterapia, possibilitando um aumento da oferta de tratamento e, principalmente, diminuindo a necessidade do número de dias que os pacientes necessitam se deslocar para o Serviço de Radioterapia, por exemplo, um tratamento que duraria 30 sessões, com essa tecnologia poderá ser realizado com apenas 3.

O setor de radioterapia de Apucarana é referência nacional para tratamento do câncer e já foram realizadas mais de quatro mil sessões para pacientes de 20 diferentes municípios.