Prorrogado prazo de cadastro para auxílio cultural em Apucarana - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Lei Aldir Blanc

Prorrogado prazo de cadastro para auxílio cultural em Apucarana

Foto por Denobi
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) comunica que o Governo Federal prorrogou até esta sexta-feira (20) o prazo para empresas do ramo artístico-cultural e artistas responderem a chamamentos públicos que visam cadastramento de propostas para repasse de auxílio financeiro no âmbito da Lei Federal nº14.017/2020, também conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

O prefeito Júnior da Femac relata que a legislação dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural diante do estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal em função da pandemia da Covid-19. “A União destinou a Apucarana R$923,5 mil, que devem atender a cerca de 250 profissionais do setor”, diz o prefeito.

Os editais de chamamento público, elaborados através de discussões realizadas dentro do Conselho Municipal da Cultura, em parceria com Promatur, estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Apucarana – http://www.apucarana.pr.gov.br. “Interessados em participar e que ainda não realizaram cadastro das propostas, principalmente do “Cultura em Casa” onde temos 200 vagas com prêmio de R$2 mil, devem nos procurar até esta sexta-feira, no Cine Teatro Fênix, onde receberá toda a orientação necessária para pleitear o auxílio previsto na Lei Aldir Blanc”, orienta professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur.

A secretária informa que proponentes do primeiro lote já tiveram propostas avaliadas e aprovadas. “Essas propostas vão ser divulgadas a partir desta terça-feira no site da prefeitura. Esta segunda fase, que se encerra na sexta-feira, é a última oportunidade”, reforça professora Maria Agar. Ela lembra que o meio artístico-cultural foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia. “Foi um dos primeiros a parar e também será um dos últimos a retomar efetivamente, pois envolve eventos com público. Por isso, este auxílio é de grande valia e contribui muito. Esperamos que todos apresentem propostas para avaliação”, disse.

O primeiro edital de chamamento público, intitulado “Trajetória Cultural”, é direcionado a espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias. “Os outros dois chamamentos, “Arte Grafitti e Pintura Mural” e “Cultura em Casa”, vão atender profissionais das demais áreas”, explica Maria Agar, secretária da Promatur.

A orientação é de que os interessados acessem o site da prefeitura para verificar o edital em que se enquadram. “São diversos critérios que precisam ser atendidos para que a empresa ou o artista possa fazer jus ao auxílio emergencial da Lei Federal Aldir Blanc. Nossa equipe está à disposição para as orientações que se fizerem necessárias”, comunica a secretária.

O atendimento da Promatur, que funciona no Edifício Fênix, é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas também através do telefone 3423-2944.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Prorrogado prazo de cadastro para auxílio cultural em Apucarana"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.