MAIS LIDAS
VER TODOS

Câmara

Projeto impõe limite de velocidade no entorno do Jaboti em Apucarana

Proposta aprovada pela Câmara estabelece 30 quilômetros por hora, no máximo, no local

Da Redação

·
Além de placas de sinalização indicando limite de velocidade, o projeto sugere a instalação de “tartarugas”, lombadas e placas
Icone Camera Foto por Fernando Ogura - AEN
Além de placas de sinalização indicando limite de velocidade, o projeto sugere a instalação de “tartarugas”, lombadas e placas
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2024, 18:28:54 Editado em 25.03.2024, 18:29:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (25), a Câmara de Apucarana aprovou em primeiro turno projeto de lei do vereador Lucas Leugi (PP) que impõe limite de velocidade nas vias públicas no entorno do Parque Jaboti. Pela proposta, a velocidade máxima para veículos e motos será de 30 quilômetros por hora.

continua após publicidade

Além de placas de sinalização indicando limite de velocidade, o projeto sugere a instalação de “tartarugas”, lombadas e placas indicando a presença de animais silvestres nos arredores.

-LEIA MAIS: Comércio de Apucarana não vai abrir na Sexta-Feira Santa

continua após publicidade

A intenção do projeto é impedir que condutores de veículos e motos abusem da velocidade naquela área de lazer, colocando em risco pedestres e animais que por ali também circulam, principalmente capivaras. Em caso de não cumprimento da lei, o Departamento Municipal de Trânsito poderá aplicar multa ao infrator.

O vereador Lucas Leugi diz que tem acompanhado muitos casos de atropelamentos, acidentes de veículos e motos de grandes proporções naquela área ambiental e de lazer, com vários deles ceifando vidas. Segundo ele, “a alta velocidade gera um grande risco para moradores da localidade e para aqueles que vão curtir um lazer junto com as crianças e os praticantes de esportes”.

A proposta não somente foi aprovada por unanimidade, como também recebeu adendo por parte dos companheiros de Legislativo. O vereador Marcos da Vila Reis (PSD), por exemplo, sugeriu que idêntica medida seja adotada em todos os parques ecológicos e de lazer existentes no município.

continua após publicidade

REQUERIMENTOS

Além deste projeto de lei, a Câmara aprovou cinco requerimentos, a maioria endereçada ao Executivo.

O vereador e presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL), pede informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre a não utilização de ônibus com sanitários internos no transporte de pacientes em longas distâncias para atendimentos médicos especializados, como em Curitiba e Campo Largo. O vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) também pede que a Prefeitura viabilize uma ambulância adaptada exclusivamente para transporte de pessoas com deficiência (PCD). O mesmo vereador solicita à Viação Apucarana Ltda. (VAL) mudança no itinerário do ônibus que faz a linha 230 do Residencial Interlagos.

continua após publicidade

O vereador Marcos da Vila Reis teve dois requerimentos aprovados, um que pede instalação de câmeras de segurança nas entradas e saídas da Vila Reis e outro solicitando conclusão das obras da Praça do Meu Campinho, na região do Biguaçu.

Na mesma sessão foi entregue Moção de Aplausos para Adelina Eugênio Machado Barbosa, por proposição do vereador Mário Felippe (PROS), pelo grande trabalho social que ela realiza em Apucarana seja por conta própria seja a serviço da Igreja Católica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto impõe limite de velocidade no entorno do Jaboti em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!