MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Projeto de criação do Centro de Inovação Têxtil da UTFPR é autorizado

Autorização foi assinada pelo secretário da Ciência e Tecnologia Aldo Bona e pelo secretário da Saúde Beto Preto, que foi interlocutor do projeto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2024, 16:47:48 Editado em 28.05.2024, 16:47:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi assinada nesta terça-feira (28), a autorização do projeto de criação do Centro de Inovação Têxtil (Citex) no campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ao todo, o Centro receberá um incentivo de R$ 4,5 milhões da Secretaria de Tecnologias e Inovação (Seti) e visa alavancar as características das empresas de vestuário e confecção no Vale do Ivaí, posicionando ainda mais Apucarana como um polo estratégico de inovação no setor. A autorização foi assinada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona e pelo deputado federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que foi um dos interlocutores da demanda junto ao governo do Estado.

continua após publicidade

“Este é um grande passo que damos para continuar atendendo a população de Apucarana no seu desenvolvimento, gerando novas oportunidades e, principalmente, fazendo com que os filhos da cidade possam estudar Engenharia na nossa Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O município ganha muito com esse projeto que deve impulsionar não somente o aspecto acadêmico, mas também industrial do setor têxtil", afirmou Beto Preto.

- LEIA MAIS: Apucarana faz reunião para discutir uso de armas de fogo pela GCM

continua após publicidade

Um dos principais objetivos do Citex será impulsionar o setor têxtil paranaense, agregando valor e reduzindo custos de produção e logística. Atualmente, Apucarana é o maior polo industrial do vestuário e da produção têxtil no Paraná, com 612 estabelecimentos e 7.175 trabalhadores ativos, conforme dados do Observatório do Sistema das Federações das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep). Juntamente com os municípios de Maringá, Cianorte e Londrina, Apucarana concentra 34% dos postos de trabalho neste setor no Estado.

O centro permitirá, ainda, identificar demandas científicas e tecnológicas da comunidade regional, facilitando a interação com os cursos e programas da UTFPR e fomentando a criação de novos empreendimentos.

O Beto Preto é um grande defensor de Apucarana e nossa pasta aposta em projetos bem estruturados, que possam garantir maior desenvolvimento. Não temos dúvidas de que essa assinatura marca o início de um futuro ainda mais próspero nessa área tão importante economicamente para a região”, reconheceu o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

De acordo com o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital, o investimento é o fruto de uma grande união de forças em prol da cidade.

“Temos muito que agradecer ao nosso governador, Ratinho Junior, ao secretário Beto Preto e a todos que viabilizaram esse grande presente para Apucarana. Nosso município é uma referência nacional no setor têxtil, que agora caminha para a sua modernização. Um esforço conjunto pelo bem dos apucaranenses”, avaliou.

continua após publicidade

PRESENÇAS

Também participaram do evento o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler; o presidente da Associação Comercial Industrial de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello; o diretor da UTFPR de Apucarana, Marcelo Ferreira; além de empresários, vereadores e lideranças municipais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto de criação do Centro de Inovação Têxtil da UTFPR é autorizado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!