Apucarana

Programa de incentivo à doação de cabelos é aprovado

Seguiu para sanção do prefeito Junior da Femac, o projeto de lei Doe Esperança

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Programa de incentivo à doação de cabelos é aprovado
Programa de incentivo à doação de cabelos é aprovado

Seguiu para sanção do prefeito Junior da Femac, o projeto de lei Doe Esperança, de autoria da Procuradora da Mulher, vereadora professora Jossuela e do vereador Luciano Facchiano, que dispõe sobre o programa de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer, no município de Apucarana.

continua após publicidade

São objetivos do programa sensibilizar as pessoas a doarem parte de suas madeixas, para que com este material, ONGs e demais entidades representativas possam produzir perucas, que posteriormente, serão distribuídas gratuitamente para pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento de câncer. Também, promover solidariedade para com o próximo, além de enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor desta doença.

“Estamos no Outubro Rosa, um mês de prevenção ao câncer de mama e também do colo de útero e aproveitamos para apresentar este projeto. Será uma forma de ajudar muitas pessoas que sofrem ao realizarem o tratamento. Muitas vezes a quimioterapia judia das pessoas não só fisicamente, mas emocionalmente, impactando inclusive na autoestima, consequências diretamente ligadas à autoimagem dos pacientes. Com o nosso projeto queremos colaborar na recuperação da autoestima”, disse Facchiano.

continua após publicidade

Ao criarem o Programa Doe Esperança, a vereadora Jossuela, relata que acima de tudo, tem muito amor envolvido. “Existem alternativas para lidar com a queda dos fios, afinal, perder o cabelo não significa perder a vaidade. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena. Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente da força para lutar contra a doença. E aqui, entra também o gesto solidário de quem vai fazer a sua doação. Os dois lados se encontram e se unem em um propósito”, afirmou a vereadora.

COMO SERÁ

O programa poderá ser desenvolvido e difundido pelas entidades representativas, ONGs e demais colaboradores no Município por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização sobre a importância da doação de cabelo, para confecção de perucas, para os portadores da doença acima citada.

continua após publicidade