MAIS LIDAS
VER TODOS

Segurança alimentar

Programa de hortas solidárias buscará certificação de cultivo orgânico

O projeto-piloto será desenvolvido em duas das 32 hortas que estão em funcionamento atualmente

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2023, 17:42:20 Editado em 28.06.2023, 17:42:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Programa de Hortas Solidárias, desenvolvido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, iniciou processo visando a obtenção da certificação de cultivo orgânico. O projeto-piloto será desenvolvido em duas das 32 hortas que estão em funcionamento atualmente. O processo está sendo acompanhado por técnicos do Programa Paraná Mais Orgânico, do governo do Estado.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito Junior da Femac, dois técnicos da área de engenharia agronômica estiveram em Apucarana nesta semana para repassar orientações visando dar início ao processo de certificação. “Eles visitaram as hortas situadas no Dom Romeu Alberti e no Espaço Empreender. O processo de certificação começará por esses dois espaços e a intenção é, com essa experiência inicial, levar o projeto para mais locais”, frisa Junior da Femac.

O prefeito reitera que essa é mais uma iniciativa dentro da política de segurança alimentar e nutricional desenvolvida pelo Município. “Além de questões ambientais e de manejo do solo, essa iniciativa vai garantir também um alimento saudável e uma renda extra às famílias participantes”, salienta Junior da Femac.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana instala pisos emborrachados em parquinhos de CMEIs e escolas

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, lembra que atualmente o programa funciona em 32 locais. “Mais de 1.500 pessoas participam das atividades nas hortas, instaladas em locais como escolas, unidades de saúde, entidades de assistência social e até na unidade de Apucarana da Polícia Científica”, cita a secretária.

CAPACITAÇÃO – Os profissionais que atuam no programa são constantemente capacitados, visando a aperfeiçoar a iniciativa. Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, coordenadora do Programa de Hortas Solidárias, participou entre os dias 19 e 23 do curso de Sistemas Agroflorestais. “Foi neste curso que apresentei o programa de Apucarana, despertando o interesse dos técnicos do Paraná Mais Orgânico”, conta Maura.

continua após publicidade

De acordo com ela, o processo de transição da horta convencional para a orgânica nos dois espaços do projeto-piloto vai durar um ano. “Neste período, vamos fazer as adequações solicitadas como a instalação de barreiras naturais de retenção, numeração dos canteiros, controle de identificação dos insumos orgânicos utilizados e a implantação do caderno da horta para registrar todas as atividades desenvolvidas”, cita Maura, acrescentando que o processo será acompanhado pelos engenheiros agrônomos Victor Hugo Caetano Silveira e Caio Eduardo Pelizaro, do Programa Paraná Mais Orgânico.

Além do conhecimento, a coordenadora do programa apucaranense fez recentemente visitas técnicas a três propriedades. “Através do curso, conhecemos a prática da horta orgânica consorciada com agroflorestas nos sítios Vale do Cerne, Elo da Natureza no Distrito de São Domingos e Terra Planta, no município de Sabáudia”, completa Maura.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Programa de hortas solidárias buscará certificação de cultivo orgânico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!