MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

Programa de Aparelhos Ortodônticos chega a 562 alunos atendidos

A instalação de aparelhos em estudantes da rede municipal de ensino é feita de forma totalmente gratuita, com recursos municipais

Da Redação

·
Instalação de aparelhos é feita de forma gratuita
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Instalação de aparelhos é feita de forma gratuita
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2023, 20:30:25 Editado em 20.09.2023, 08:34:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Programa de Ortodontia da Prefeitura de Apucarana atingiu o marco de 562 alunos atendidos. A instalação de aparelhos ortodônticos em estudantes da rede municipal de ensino é feita de forma totalmente gratuita, com recursos municipais.

continua após publicidade

O tratamento de correção da posição dos dentes visa atender alunos de 9 a 11 anos das 36 escolas municipais e está sendo executado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

-LEIA MAIS: NRE entrega óculos de inteligência artificial para 5 alunos da região

continua após publicidade

Intensificado pelo trabalho de busca ativa em sala de aula pela equipe do CEO, o programa já chegou em 21 das 36 escolas municipais. O dentista Orlando Cesar Clebis destaca a qualidade do tratamento ortodôntico prestado aos alunos. “O material utilizado e as técnicas são exatamente iguais ao da rede particular. Intervindo na correção da arcada dentária, ocorre a melhora das funções da fala e mastigação, bem como da estética. É muito recompensador testemunhar a alegria dos alunos e seus pais com o resultado no tratamento”, afirma o dentista.

“Apucarana é a única cidade do Brasil que oferece tratamento ortodôntico para alunos da rede municipal de ensino, custeado por um programa da prefeitura. Essa iniciativa não existe em outro lugar do Brasil”, observa o Clebis.

Miguel Felipe Rosa, 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal José de Alencar, na Vila Reis, começou o tratamento neste ano e dá uma dimensão do alcance da iniciativa. “Dos 24 alunos da minha sala somente 3 não precisaram receber do atendimento ortodôntico. O programa está atendendo quase todos meus colegas. Isso é muito bom”, informa Miguel.

continua após publicidade

A mãe de Miguel, Ana Paula Carvalho, parabeniza a prefeitura pela iniciativa. “O tratamento bucal com aparelhos ortodônticos é uma atenção especial da administração municipal para nossas crianças e adolescentes. Agradeço ao prefeito em nome do meu filho e todos os alunos beneficiados”, diz Ana Paula.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, lembra que o Programa de Ortodontia na rede municipal de ensino começou em 2020, mas teve que ser interrompido devido à pandemia. “A Autarquia Municipal de Saúde retomou o atendimento e só neste ano praticamente triplicou número de escolas beneficiadas. São 21 no momento, mas vamos chegar aos 36 estabelecimentos da rede municipal de ensino de nossa cidade”, afirma Bachiega.

O prefeito Junior da Femac afirma que o Programa de Ortodontia é dos orgulhos da administração municipal na área da saúde. “Trata-se de uma iniciativa colocada em prática na nossa gestão municipal. Queremos garantir a saúde bucal e um belo sorriso das nossas crianças”, destaca o prefeito.

continua após publicidade

O atendimento inclui a instalação do aparelho ortodôntico e a manutenção mensal (ajustes no aparelho), um acompanhamento padrão para que o tratamento tenha êxito.

Tudo começa nas escolas com a triagem dos alunos dentro da faixa etária de 9 e 11 anos, a cargo de dentistas com especialidade em ortodontia. Nesse momento é avaliado quem necessita do tratamento ortodôntico. O próximo passo é o envio de um comunicado aos pais solicitando a autorização para o filho realizar o procedimento odontológico.

Escolas beneficiadas pelo Programa de Ortodontia

Até o momento foram beneficiados alunos das escolas Marcos Freire, Osvaldo Santos Lima, Maria Madalena Coco, Plácido de Castro, José Brasil Camargo, Monsenhor Arnaldo Beltrami, Augusto Weyand, Humberto de Alencar Castelo Branco, Professor Bento Fernandes, Fábio Henrique, Fernando José Acosta, Albino Biacchi, Antonieta Lautenschlager, Edson Giacomini, Marilda Duarte Noli, Papa João XXIII, João Batista, José de Alencar, José Idésio Brianezi, Alcides Ramos, Juiz Luiz Fernando Araujo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Programa de Aparelhos Ortodônticos chega a 562 alunos atendidos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!