MAIS LIDAS
VER TODOS

tecnologias de inovação

Programa Cidades Inteligentes começa a ser aplicado em Apucarana

Iniciativa visa preparar o município para implementar tecnologias de inovação a serviço da população

Da Redação

·
Planejamento de ações começou nesta segunda-feira
Icone Camera Foto por TNONnline
Planejamento de ações começou nesta segunda-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2024, 19:00:16 Editado em 16.09.2024, 19:00:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Técnicos do Itaipu Parquetec, em parceria com o Sebrae Paraná, deram início nesta segunda-feira (16/09), em Apucarana, ao planejamento de ações dentro dos propósitos do Programa Cidades Inteligentes, uma iniciativa que visa preparar o município para implementar tecnologias de inovação a serviço da população.

-LEIA MAIS: Saúde pública oferta vacinas em supermercados de Apucarana

continua após publicidade

Os objetivos do trabalho presencial foram detalhados em reunião no gabinete do prefeito Júnior da Femac, em encontro que contou com a participação de membros da governança do ecossistema de inovação Conecta Apucarana e técnicos de diversas secretarias municipais. Segundo José Alberto Pereira dos Santos, Coordenador de Operação no Centro de Tecnologias Aplicadas da Itaipu Parquetec, a equipe permanecerá em Apucarana até quinta-feira (19/09) para avaliar de perto iniciativas que já foram definidas como prioridade em um diagnóstico fechado juntamente com o Sebrae Apucarana. “O Programa Cidades Inteligentes visa desenvolver ações a curto prazo. Então, o objetivo é de fato já por a mão na massa, estabelecendo um planejamento com definição das áreas em que iremos atuar para levar inovação”, explicou Santos, frisando que o prazo para desenvolvimento do programa encerra em abril de 2025.

Dentro do programa, o Itaipu Parquetec atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) buscando soluções tecnológicas, oferecendo – em parceria com o Sebrae Paraná - assessoramento à implementação de projetos na temática de Cidades Inteligentes vinculadas às áreas de mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, saúde, segurança, educação, economia, energia, governança, empreendedorismo e novos negócios, entre outras.

continua após publicidade

Ao longo da segunda-feira (16/09), o grupo do Itaipu Parquetec formado ainda pelos técnicos Felipe Theodoro Guimarães e Eduarda Moura, conheceu de perto iniciativas nas áreas da educação municipal, segurança pública junto à sede da Guarda Civil Municipal (GCM), transporte público coletivo, entre outras ações desenvolvidas pela administração municipal. “Já nesta terça-feira (17/09), nas dependências da Sala das Cerejeiras no Centro Cultural Fênix, das 9 às 17 horas, realizaremos um trabalho de elaboração do planejamento das prioridades definidas”, relatou Tiago Cunha, consultor do Sebrae Apucarana.

Durante o encontro de boas-vindas e apresentação dos objetivos do programa, o prefeito Júnior da Femac repassou aos técnicos do Itaipu Parquetec as principais políticas públicas e resultados da administração municipal nos últimos cinco anos, destacando o posicionamento da cidade no que tange a inovação. “É um prazer receber esta visita técnica e poder falar do trabalho que realizamos ao longo dos últimos anos em Apucarana, que hoje é de fato uma cidade conhecida e que quer se desenvolver ainda mais dentro do respeito a conceitos que não abrimos mão, pois entendemos que ser uma Cidade Inteligente é pensar e administrar para que todas as pessoas alcancem a felicidade a partir da visão de sustentabilidade, inclusão, prevenção em saúde, prevenção em segurança, oportunidades de renda e incentivo à inovação, sendo a educação, os esportes e a cultura forças agregadoras e motivadoras, e a tecnologia é um instrumento de desenvolvimento”, disse o prefeito.

No Paraná, integram o Programa Cidades Inteligentes do Itaipu Parquetec e Sebrae, apenas 10 cidades. Na região norte do Estado, apenas Apucarana e Londrina participam. Como metodologia, o programa utilizar como base algumas diretrizes, entre elas a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

continua após publicidade

A aplicação acontece em seis etapas. “Em um primeiro momento, já realizamos um diagnóstico da maturidade, do nível em que Apucarana se encontra, por exemplo, no que diz respeito às tecnologias. A partir de agora, daremos andamento ao planejamento de ações e capacitações para preparar toda a equipe de servidores da prefeitura para poder receber e alinhar também os conhecimentos a respeito do que é uma cidade inteligente”, explicou Tiago Cunha, consultor do Sebrae Apucarana. Integram ainda o programa as etapas de criação de governança; implementação; monitoramento e controle das ações propostas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Programa Cidades Inteligentes começa a ser aplicado em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!