Apucarana

Procura por vacina contra a gripe em Apucarana é grande; veja

Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde que atuam no SUS serão vacinados; assista

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Procura por vacina contra a gripe em Apucarana é grande; veja
fonte: Lis Kato - TNOnline

Aproximadamente 25 mil pessoas, entre idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, devem ser vacinadas contra a gripe em Apucarana. A campanha de imunização começou nesta segunda-feira (4), e as doses estão disponíveis em 26 Unidades Básicas de Saúde. 

continua após publicidade

Conforme o secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, a vacina protege contra todas as cepas do vírus. "A campanha foi antecipada, o inverno se aproxima e as temperaturas já estão ficando mais amenas. Essa vacina protege contra todas as cepas de 2021, inclusive a H3N2, que foi uma cepa que causou bastante transtorno no final do ano passado. Nessa primeira etapa serão imunizados os profissionais da saúde que atuam no SUS e idosos com mais de 60 anos, cerca de 25 mil pessoas e no total, seguindo a campanha de vacinação do ano passado, Apucarana deve vacinar no geral, 50 mil pessoas, chegou o momento de se vacinar, de se proteger contra a gripe que pode causar internações e em alguns casos até a morte, disse.

A técnica de enfermagem e vacinadora Maria de Fátima Paes de Camargo, que atua no posto Maria do Café no Jardim Ponta Grossa, disse que a procura pela vacina durante a manhã foi grande. "Estou achando ótima a procura, sem tumulto, com pessoas conscientes da importância da vacinação. O grupo prioritário pode vir tomar vacina, se proteger, esse ano a campanha começou mais cedo, estamos esperando por vocês", comenta. 

continua após publicidade

O aposentado Vicente Dionizio Dezidereo não perdeu tempo e já garantiu sua imunização. "Todos os anos eu tomo e para mim é muito importe, só tem vantagens em se vacinar, graças a Deus. Não podemos deixar para depois, vamos ficar livre dessa gripe, e eu garante, nem dói a vacina".

A imunização contra influenza segue até 3 de junho, sendo 30 de abril o dia D de mobilização. Este ano a vacinação acontecerá em duas etapas. A primeira, no período de 4 de abril e 2 de maio, será direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. ASSISTA:    null - Vídeo por: Reprodução   


continua após publicidade