Apucarana

Procon realiza mutirão online para renegociação de dívidas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Procon realiza mutirão online para renegociação de dívidas
Procon realiza mutirão online para renegociação de dívidas

Consumidores endividados ganham mais uma oportunidade para a renegociação de dívidas com bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito. No período de 15 a 31 de março, os consumidores poderão utilizar a plataforma www.consumidor.gov.br e apresentar a proposta de pagamento da dívida. O prazo de resposta é de no máximo 15 dias.

continua após publicidade

O mutirão virtual de renegociação de dívida foi apresentado pelo Procon Apucarana ao Procon Brasil, que articulou a ação junto à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) a adesão das instituições financeiras. Pelo que ficou ajustado, as instituições deverão oferecer condições favoráveis ao pagamento, com redução de juros e multas, ajuste no valor das parcelas e periodicidade de quitação.

Para o coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, esta ação conjunta vem de encontro às necessidades de significativa parcela das famílias brasileiras que estão endividadas, uma grande parte em razão da pandemia de Covid 19. “Um estudo do Banco Central do Brasil mostra que somente em 2020 as dívidas bancárias atingiram 51% da renda acumulada das famílias”, mostra o coordenador. Complementa o advogado que outro estudo, desta feita da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que a média de famílias endividadas no ano passado cresceu 2,8 pontos porcentuais, quando comparado a 2019, alcançando 66,5%.

continua após publicidade

Este modelo de renegociação de dívidas financeiras não é novo, pois já oportunizado aos consumidores em anos anteriores, com resultado bastante positivo. “O que temos observado é que as pessoas ficam constrangidas a procurar o Procon para a negociação de dívidas, daí mais uma vez possibilitar a renegociação através da plataforma eletrônica”, conclui o coordenador.