MAIS LIDAS
VER TODOS

três semanas

Procon de Apucarana terá recesso de final de ano

Suspensão no atendimento ocorrerá entre os dias 18 de dezembro e 5 de janeiro de 2024

Da Redação

·
Procon de Apucarana terá recesso
Icone Camera Foto por Reprodução
Procon de Apucarana terá recesso
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2023, 19:30:42 Editado em 13.12.2023, 19:30:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Instalado atualmente no prédio do Fórum Trabalhista de Apucarana, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estará em recesso no período de 18 de dezembro a 5 de janeiro de 2024. O não atendimento ao público corresponde ao denominado “recesso forense”, visto que a unidade estará fechada em igual período, como estabelecido no calendário do Poder Judiciário do País.

continua após publicidade

O advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon Apucarana, lembra que este período também coincide com o recesso da grande maioria das grandes empresas do País, que suspendem suas atividades entre a semana anterior ao Natal e a semana posterior ao Ano Novo. “Já recebemos informações de empresas detalhando o período de recesso, ou seja, não haverá atendimento de reclamações por parte de consumidores”, completa o dirigente.

-LEIA MAIS: Saúde capacita 400 servidores sobre práticas no tratamento da dengue

continua após publicidade

Números – Ao mesmo tempo em que informa sobre o recesso, o coordenador do Procon apresentou os números de atendimentos realizados no decorrer de 2023. Conforme os cadastros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) e Proconsumidor, foram instaurados 1.930 procedimentos, estando atualmente 458 em trâmite, ou seja, no aguardo de manifestação dos fornecedores, enquanto 1.365 foram respondidas e arquivadas.

Quanto aos segmentos de maior percentual de reclamações, 42% estão relacionadas a questões financeiras (cartões, financiamentos, consignados e contas bancárias, renegociação de dívidas), 26% na área de telefonia (móvel, fixa e internet); 11% de produtos; 6% lojas (varejo); 5% prestadores de serviços (assistência técnica); 4% alimentos (mercados, mercearias); 3% saúde (planos de saúde, clínicas médicas e odontológicas); e 3% veículos (revendas, oficinas mecânicas).

No âmbito dos resultados, o coordenador salienta serem expressivas as resoluções dos procedimentos instaurados em benefício dos consumidores. “Principalmente quando tratamos de questões financeiras, especificamente nas negociações de dívidas, nas quais as instituições de crédito apresentam propostas com significativos descontos, possibilitando, inclusive, a imediata quitação do débito”, relata o coordenador do Procon.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Procon de Apucarana terá recesso de final de ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!