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Procon Apucarana realiza 1.300 atendimentos durante semestre

Durante o semestre, o Procon Apucarana alcançou a marca de 984 procedimentos instaurados.

Da Redação

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Procon Apucarana realiza 1.300 atendimentos durante semestre
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Escrito por Da Redação
Publicado em 29.06.2021, 18:40:31 Editado em 29.06.2021, 18:41:18
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Mesmo com restrições à presença de consumidores por conta da pandemia de coronavírus, a prestação de serviço do Procon Apucarana alcançou a marca de 984 procedimentos instaurados, com 490 concluídos no primeiro semestre deste ano.

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O número alcança a marca de 1.300 atendimentos, com o registro de orientações a consumidores e de relações não consumeristas. Há ainda o registro de 302 reclamações de consumidores de Apucarana junto à plataforma consumidor.gov.br e outras 122 de municípios da região atendidos pela unidade de defesa do consumidor. Já o Paraná, na mesma plataforma, registra 50.798 ocorrências, com 78,30% de resolução de demandas.

Os dados apresentados pela coordenação do Procon Apucarana correspondem ao período de 1º de janeiro a 28 de junho, fechando assim o primeiro semestre do ano. A maior incidência de atendimentos está relacionada aos chamados serviços essenciais – 387 ocorrências – com 313 na área de telefonia e 74 para água e energia. Já os denominados assuntos financeiros – cartões de crédito, financiamentos, crédito consignado e contas bancárias – chegaram a 329 registros.

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Para o coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, estes números demonstram a eficiência do trabalho prestado em favor do consumidor de Apucarana e dos demais municípios da área de abrangência. Ele salienta que o consumidor, cada vez mais, está consciente de seus direitos e diante de dificuldades de solução de problemas com o fornecedor tem a quem recorrer.

Quanto às orientações, o coordenador explica que muitas questões apresentadas não têm relação com o mercado de consumo, mas a pessoa quer saber como proceder. Assim, justifica o advogado, o Procon Apucarana é a porta aberta para a solução do problema, que em um primeiro momento se mostra insolúvel, mas com o direcionamento do caso a quem de direito a resposta está dada.

PLATAFORMA – No tocante ao serviço online consumidor.gov.br, o coordenador do Procon Apucarana justifica que esta é uma ferramenta criada pelo Procon Paraná, como forma de dar celeridade na solução de demandas. No caso específico de Apucarana, o tempo de resposta é de sete dias, em média, com 78,48% de solução.

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