MAIS LIDAS
VER TODOS

PROTAGONISMO FEMININO

Primeira mulher na presidência da Acil é de Apucarana

Marcia Manfrin, empresária do setor da alimentação, assumiu a presidência da entidade neste ano.

Da Redação

·
Primeira mulher na presidência da Acil é de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2021, 16:33:43 Editado em 24.06.2021, 16:34:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Filha de Apucarana, a empresária Marcia Mocelin Manfrin, presidente do Grupo Dela Foods, que atua em mais de 11 estados brasileiros, é a primeira mulher eleita presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), instituição de 83 anos. Ela leva a experiência de ser a fundadora da Apetit, empresa que se tornou a 4ª maior do Brasil no ramo da alimentação corporativa, empregando mais de 2 mil pessoas.

continua após publicidade

Em entrevista ao TNOnline, a empresária falou sobre a eleição para a presidência da entidade, o mundo corporativo e sua relação com a cidade natal, Apucarana. Confira:

TNOnline - Márcia, você é a primeira mulher a assumir a presidência da Acil, uma entidade que teve início no final da década de 1930. Na sua visão, por que demorou tanto tempo para uma mulher assumir a presidência na entidade?

continua após publicidade

Márcia Manfrin - O fato de ser a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação Comercial e Industrial de Londrina para mim é um grande orgulho. As mulheres ao longo dos anos vêm se desenvolvendo em suas carreiras e trilhando um caminho com foco na liderança. Ela vem crescendo e abraçando cada vez mais posições de protagonismo. É um processo natural que deve acontecer mediante o entusiasmo e desejo de cada um. Eu tenho como princípio construir um legado para as próximas gerações que venham assumir então o papel de liderança desta tão conceituada instituição chamada Acil.

TN - Você atua como empresária no ramo da alimentação. Me fale um pouco sobre a sua empresa e os desafios de gerir um negócio.

MM - Estou presidente do Grupo Dela Foods uma empresa de 32 anos, composta por algumas empresas. A primeira delas nasceu há 31 anos, chamada Apetit Serviços de Alimentação, que atua hoje em 11 estados brasileiros servindo mais de 150 mil refeições por dia para o trabalhador do setor produtivo. Somos hoje um grupo empresarial na área frigorifica, processamento de vegetais, geleias e conservas, uma gama de produtos com foco no food service, para atender a alimentação de quem procura qualidade. É uma empresa que vem crescendo, ocupando ranking de melhores empresas para trabalhar já há 12 anos, signatária do Pacto Global, empresa que foi eleita como mais inovadora do Sul do país pela Revista Manhã. Somos hoje mais de 2 mil colaboradores diretos e isso nos enche de orgulho e satisfação por termos construído uma empresa que é referência no Brasil no quesito qualidade e respeito às pessoas.

continua após publicidade

TN - Como foi seu início no mundo do empreendedorismo?

MM - Comecei a trabalhar aos 13 anos de idade já empreendendo, acho que isso está na veia de cada um, no desejo de crescer e ser melhor a cada dia. Iniciei a minha empresa Apetit com 22 anos de idade, sem experiência nesse segmento mas com muita vontade de aprender e desbravar o mundo, fazendo a construção de um negócio que fosse fonte de inspiração para outros, e assim tem sido ao longo dos anos, não é fácil, mas é um grande desafio, permanecer num mercado tão competitivo, liderado por homens, e tão necessário que se faça um acompanhamento milimétrico a cada dia, em cada setor. Nós temos uma oportunidade ainda de crescimento muito grande nesse segmento e nós não perderemos o foco em relação a isso, para que possamos continuar sendo referência neste mercado tão importante para o Brasil.

TN - Você acredita que a pandemia tem incentivado as pessoas a empreenderem, já que muitos perderam seus empregos?

continua após publicidade

MM - A pandemia trouxe um novo desafio para o mercado e o desempregado hoje, as pessoas que perderam seus postos de trabalho precisam se reinventar. Nas crises nascem as grandes oportunidades, essa é uma lição que muitos países já nos deram com o pós-guerra, como as grandes epidemias e países que se reinventaram. O Brasil vem passando por uma crise extraordinária mediante a pandemia com reflexos na economia e isso tem nos ensinado muito a sermos mais resilientes, desbravadores e descobrirmos talentos que nem sabíamos que tínhamos. O empreendedorismo vem nascendo pelas MEIs, pelos pequenos empresários, e nós, esperamos que todos possam crescer pois o sol brilha para todos e existe oportunidade para criar e se desenvolver em todos os aspectos de trabalho no mundo dos negócios.

TN - Como você vê o protagonismo feminino no mundo empresarial hoje?

MM - A mulher vem ocupando um espaço cada vez maior nas principais lideranças, nos conselhos de administração, na política, bem como no associativismo. Eu entendo como um crescimento natural porque o ingresso das mulheres no mercado de trabalho ainda é recente, nós estamos falando de algo na casa de um século. Esse crescimento tem sido bastante importante, nós sabemos que o protagonismo feminino traz o equilíbrio nas relações humanas. Eu acho que a mulher ela é tão capaz quanto o homem e não deve ocupar a liderança, mas sim o equilíbrio dentro das funções, dentro das organizações. Eu sempre acreditei que nós não precisamos disputar, nós precisamos somar e fortalecer as bases de tudo aquilo que nós nos propusermos a fazer.

TN - Você é de Apucarana. Quais lembranças tem aqui da sua cidade?

MM - Nasci na cidade de Apucarana, me mudei por um tempo depois voltei a morar em Apucarana antes de me estabelecer em Londrina. E as boas lembranças da minha vida, nos tempos de adolescência, foram deixadas aí. Eu tenho grandes amigos nessa cidade linda, tive aí o meu primeiro emprego no banco Itaú e jamais vou esquecer com total gratidão o que essa cidade me ofereceu. Apucarana é linda, vibrante e eu guardo daí as melhores lembranças.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Primeira mulher na presidência da Acil é de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!