Apucarana

Primavera exige cuidados com as doenças alérgicas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Primavera exige cuidados com as doenças alérgicas
fonte: Pixabay
Primavera exige cuidados com as doenças alérgicas

A chegada da primavera traz um novo colorido às ruas com o florescimento de várias espécies. Contudo, este também é um período em que pessoas com doenças alérgicas devem ter cuidados redobrados para evitar possíveis crises respiratórias. 

continua após publicidade

De modo geral, as doenças alérgicas ocorrem como uma resposta exagerada do sistema de defesa do organismo (imunológico) após exposição aos alérgenos (substâncias causadoras das reações alérgicas). 

Conforme a otorrinolaringologista Marcela Cordeiro, de Apucarana, existem casos em que os sinais alérgicos aparecem apenas em determinadas épocas do ano. Essas situações são chamadas de alergias sazonais. “A primavera, por exemplo, exige cuidados para pacientes que sofrem com alergias, como rinite ou conjuntivite alérgica, por conta da polinização. Em Apucarana e região, a polinização é bem intensa, ainda mais relacionada ao tempo seco e o vento, que dissemina ainda mais o pólen”, explica.

continua após publicidade

Como sintomas, Marcela diz que as alergias causam espirros, coriza, coceira nos olhos e no nariz. “Os tratamentos vão necessitar, dependendo do grau dos sintomas, de antialérgicos, ou algumas outras medicações para controle os sintomas”, acrescenta. Sobre o controle dos sintomas, a médica alerta que não tem muito o que fazer além do tratamento, mas ela fornece algumas dicas aos pacientes.

“Para o alérgico ao pólen, indico para que fechem as janelas de casa no horário da manhã, que é o mais crítico, e abram apenas no final do dia. Na parte da manhã é o horário que as flores soltam mais pólen. Além disso, é importante que lavem sempre as narinas com soro fisiológico”, complementa.

Tags relacionadas: #Apucarana #médica