MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

PRF orienta motoristas após acidentes no mesmo ponto da BR-376

Ao menos quatro acidentes foram registrados no mesmo local na saída para Curitiba; todos causados por aquaplanagem

Da Redação

·
Km 246,9: irregularidade na pista favorece aquaplanagem
Icone Camera Foto por divulgação/prf
Km 246,9: irregularidade na pista favorece aquaplanagem
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2023, 17:36:05 Editado em 14.06.2023, 17:55:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao menos quatro acidentes foram registrados nos últimos dias no mesmo ponto da BR-376, em Apucarana, no norte do Paraná. O trecho de pista irregular fica no quilômetro 246,9 e favorece o acúmulo de água da chuva, aumentando o risco de aquaplanagem de veículos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pede atenção redobrada dos motoristas que trafegam pelo trecho em dias chuvosos e dá algumas dicas de como proceder em caso de aquaplanagem.

continua após publicidade

O agente da PRF, Fabio Sagati, explica que o 'fenômeno' acontece quando o veículo passa sobre uma camada de água e perde o atrito com o asfalto. Essa situação ocorre pelo excesso de água na pista, velocidade demasiada e pneus em péssimas condições.

- LEIA MAIS: Enfermeira capota carro no mesmo local de acidente com idosos na terça

continua após publicidade

A recomendação da PRF nesses casos é segurar o volante com firmeza, tirar o pé do acelerador e não frear. "O erro mais comum dos motoristas é pisar no freio ao adentrar o espelho d'água", comenta.

Em dias chuvosos o ideal é reduzir a velocidade em até 30% do limite da via para circular com segurança, orienta Sagati. Além da velocidade moderada, o agente aconselha manter uma distância segura do veículo que segue a frente, para evitar colisão traseira em caso de freada brusca.

- LEIA MAIS: Idosos capotam carro em viagem de comemoração dos 50 anos de casados

continua após publicidade

ACIDENTES

Sagati informa que a PRF foi acionada em três acidentes no mesmo quilômetro e com as mesmas características. Ele explica que na quarta ocorrência talvez a corporação não tenha sido acionada pela ausência de pessoas feridas ou por outros motivos envolvendo irregularidades como veículo com débitos na documentação, motorista sem habilitação para dirigir ou até sob efeito de álcool. "Algumas pessoas acionam para fazer o boletim sinalizar o local, mas alguns usuários não acionam", explica.

Em um dos acidentes atendidos pela PRF o veículo estava com pneus em mau estado de conservação. "É importante fazer a manutenção do veículo com frequência e checar pneus e limpadores de para-brisas que são dois itens importantes para a segurança em dias de chuva", ressalta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "PRF orienta motoristas após acidentes no mesmo ponto da BR-376"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!