MAIS LIDAS
VER TODOS

Aedes Aegypti

Prevenção da dengue deve ser permanente para evitar aumento de casos

Apesar do número de casos de dengue ter caído nas últimas semanas em Apucarana, a autarquia alerta sobre cuidados

Da Redação

·
O Brasil passou de 5 milhões de pessoas com a doença
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
O Brasil passou de 5 milhões de pessoas com a doença
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2024, 16:57:50 Editado em 27.05.2024, 16:58:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apesar do número de casos de dengue ter caído nas últimas semanas em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde alerta sobre a importância de a população permanecer vigilante na prevenção da doença, com foco especial nos cuidados para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença em seus quintais.

continua após publicidade

“Ainda que a ocorrência de dengue tenha diminuído, temos registrados dias de muita chuva e o clima pode voltar a esquentar já no próximo final de semana. São dois fatores que criam um ambiente propício para proliferação do mosquito da dengue e, consequemente, pode voltar a acontecer um aumento de casos da doença”, alerta o médico Especialista em Medicina de Família e Comunidade da AMS, Odarlone Orente.

- LEIA MAIS: Apucarana registra aumento de 79% de óbitos por doenças respiratórias

continua após publicidade

Odarlone manifesta outra preocupação. “Temos em Apucarana a circulação de 2 tipos de dengue, o 1 e o 2. E as pessoas podem se reinfectar. Aquelas que tiveram o tipo 1 podem se infectar do tipo 2 e vice-versa”, alerta.

Ele observa ainda que cidades do norte do Paraná, como as localizadas nas regionais de saúde de Londrina e Cornélio Procópio, existe a circulação do tipo 3 da dengue, o qual pode ocasionar casos potencialmente graves da doença.

No Paraná 329 municípios enfrentam epidemia da dengue e Apucarana é a 35ª cidade com maior número de casos. O Brasil passou de 5 milhões de pessoas com a doença. “Diante desse quadro, temos que nos manter vigilantes e é fundamental a população continuar eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando acima de tudo água parada”, apela o prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, reforça a importância da vacinação contra a dengue. Destinadas ao público de 10 a 14 anos, as doses estão à disposição da população de segunda-feira à sexta-feira em 27 Unidades Básicas de Saúde. "A prevenção é importante para não voltarmos a vivenciar os elevados casos da doença em nossa cidade. A previsão meteorológica indica ondas de calor para os próximos meses que, em combinação com a água da chuva, favorece a formação de focos do mosquito Aedes aegypti. Vamos unir forças no enfrentamento da dengue”, conclama Bachiega.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prevenção da dengue deve ser permanente para evitar aumento de casos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!