MAIS LIDAS
VER TODOS

indústria

Presidente da Fiep conhece programas em visita a Apucarana

Durante encontro entre Edson Vasconcelos e o prefeito, também foram apresentadas ações e as diversas premiações recebidas pelo Município

Da Redação

·
Visita aconteceu nesta terça-feira (23)
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Visita aconteceu nesta terça-feira (23)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2024, 20:14:37 Editado em 23.01.2024, 20:14:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Às vésperas de completar 80 anos, Apucarana recebeu nesta terça-feira (23) a visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos. Durante encontro com o prefeito Junior da Femac e parte da sua equipe, Vasconcelos conheceu ações e as diversas premiações recebidas pelo Município na área da gestão pública, além das políticas públicas de incentivo à indústria.

continua após publicidade

Também participaram da reunião Julio Reis, chefe de gabinete da Fiep, a empresária e primeira-dama de Apucarana, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, vice-presidente da FIEP e que também preside o Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados de Concreto e de Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindccon-Norte). Esteve presente ainda a secretária da Fiep, a empresária e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo.

-LEIA MAIS: Unespar abre inscrições do concurso público com vagas para Apucarana

continua após publicidade

O presidente da Fiep afirma que a visita vem ao encontro do propósito da entidade, que é o de se aproximar dos municípios e de estar mais perto de tudo o que interfere no dia a dia da indústria. “O prefeito Junior da Femac, que já foi vice-presidente da Fiep, também é um industrial e está atento às necessidades do setor. Viemos para estar mais próximos da gestão dele e para perceber a visão que ele tem e que pode contribuir com a melhoria da performance da Fiep”, pontua Vasconcelos.

O prefeito Junior da Femac apresentou os principais resultados das ações e diversos prêmios recebidos pela gestão. “Conquistamos o primeiro lugar na liberação de microcrédito no Paraná, somos top três em sustentabilidade no Estado, e também em desenvolvimento sócio econômico. No Ideathon – que alia inovação e educação -, realizado no final de 2023, os estudantes de Apucarana venceram nas duas categorias”, cita Junior da Femac.

O prefeito também destacou o trabalho na área da atração de investimentos e emprego. “Somente nos últimos quatro anos, atraímos R$ 1,5 bilhão em investimentos, a Agência do Trabalhador atingiu a melhor marca de colocação dos trabalhadores dos últimos 20 anos e Apucarana está a dois anos em nível de pleno emprego”, ressalta Junior da Femac.

continua após publicidade

PROGRAMA PORTAS ABERTAS -A secretaria municipal de Indústria, comércio e emprego apresentou números do Programa “Portas Abertas”, que capacitou nos últimos anos mais de 3.300 trabalhadores. “Estamos trabalhando para aumentar a empregabilidade e, para isso, vamos ao encontro dos empresários e pesquisamos quais são as áreas de maior demanda de qualificação, para definir a compra dos cursos”, ilustra Junior da Femac, acrescentando que o município já mantém boas parcerias com a Fiep e o Senai, pelo programa Qualifica Paraná.

Sobre as boas práticas implantadas, o prefeito cita ainda o programa que estimula os comerciantes a participarem de licitações do município, visando ampliar as compras de fornecedores locais. “A oferta de microcréditos, por meio do Banco da Mulher e Sala do empreendedor – em parceria com a Fomento Paraná -, atingiu mais de R$2 milhões em 2023”, informa Junior da Femac.

O prefeito pediu ainda o apoio do presidente da Fiep para que, na retomada do pedágio no Paraná, sejam priorizadas as obras previstas para a duplicação e melhorias nos trechos da BR-376, entre Apucarana e Ponta Grossa.

continua após publicidade

A vice-presidente da Fiep, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, disse que a entidade também contribui – além das parcerias com os municípios – com informações econômicas. “Um exemplo é o estudo realizado pelo Observatório Sistema Fiep, apontando que Apucarana é o maior polo industrial do vestuário e da produção têxtil do Paraná”, cita a vice-presidente da Fiep, acrescentando que o estudo também traçou um perfil dos trabalhadores do setor, trazendo informações como remuneração média e escolaridade, entre outros.

Dentro da Fiep, conforme cita Edson Vasconcelos, já existe a preocupação em melhorar a performance dos colaboradores, com treinamentos, aperfeiçoamento e educação continuada. “Mas também é fundamental conhecer a base da indústria onde estão os problemas e as necessidades, como licenciamento, plano diretor, logística e energia. Por isso, é fundamental estar próximo da realidade prática das indústrias”, reforça, emendando que várias ações de Apucarana podem ser replicadas em outros municípios.

Por parte da Prefeitura, participaram da reunião o secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edson Estrope, que esteve acompanhado do superintendente Adan Lenharo, do gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz e da agente de crédito Edi Aquino, além do diretor do Centro de Qualificação Total, Luiz Miguel Vilas Boas e do diretor de formação do órgão, Dorival Miguel da Silva.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Fiep conhece programas em visita a Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!