MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Presidente da Câmara acompanha trabalhos do Canil Municipal

Ele acompanhou o trabalho que vem sendo desenvolvido no local.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2021, 19:29:49 Editado em 23.06.2021, 19:30:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara Municipal, Franciley Preto Godoi, Poim, esteve visitando o Canil Municipal Recanto São Francisco de Assis e o Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) na tarde desta quarta-feira (23). Ao lado do Coordenador do Canil, Luan Rafael da Silva Santos e equipe, Poim acompanhou o trabalho que vem sendo desenvolvido no local.

continua após publicidade

“Estamos muito bem assistidos em Apucarana. O Canil é responsável por fazer o resgate de cães e gatos que são abandonados ou que sofrem maus tratos. Também temos o Programa Mais Vida Animal e o Cemsa, um centro especializado para tratar a saúde dos animais. E, para que tudo isso aconteça, temos uma equipe de profissionais dedicados, empenhados e competentes que não medem esforços para melhorar cada vez mais a saúde e o bem-estar dos nossos animais”, relatou Poim.

Presidente da Câmara acompanha trabalhos do Canil Municipal
Foto por Reprodução
continua após publicidade

O presidente lembrou que a Lei que criou o Cemsa foi aprovada pelo legislativo em abril deste ano. “Em 2020 foram mais de 400 denúncias de maus-tratos contra animais e até abril deste ano já tinham computadas mais de 200 denúncias. É uma triste realidade, mas acontece diariamente. Com a aprovação da Lei e a criação do Cemsa muita coisa mudou para melhor na nossa cidade”, disse.

Poim lembrou que o Canil, embora criado há mais de 20 anos, somente a partir da gestão do prefeito Beto Preto, atual secretário de Estado da Saúde, começou a receber investimentos. “O Beto Preto sempre foi muito preocupado com todos os segmentos da administração e esse não seria diferente. Após descumprimento do TAC firmado em 2011 pela prefeitura com o MP, o Beto assumiu o compromisso de construir um centro cirúrgico e reformar a sede do Canil e assim cumpriu. Em 2016, inaugurou o Centro Cirúrgico. Em seguida outros investimentos foram sendo feitos e, agora na gestão do prefeito Junior da Femac, o Cemsa, o Programa Mais Vida Animal. O Canil conta ainda com duas Vans para transporte dos animais”.

Finalizando a visita, Poim colocou o legislativo a disposição do Canil e da Soprap que trabalha como parceira do município, acolhendo e oferecendo entre muitos serviços, um lar na casa de protetores até que o animal encontre um novo tutor.

continua após publicidade

CANIL MUNICIPAL E CEMSA

Segundo levantamento do mês de maio, o Cemsa e o Programa Mais Vida Animal realizaram 76 castrações gratuitas de animais adotados junto ao canil e gatil municipal e 71 resgates (destes 13 animais necessitaram de tratamento junto a uma clínica credenciada), sendo 29 cães e 42 gatos vítimas de abandono ou maus tratos. Quinze cuidadores independentes credenciados também estão sendo atendidos com o primeiro repasse mensal de ração, em um total de 1,5 quilos, beneficiando de forma direta 349 animais tutelados.

O Programa Mais Vida Animal, frisa Luan Rafael, amplia ainda a oferta de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) tutelados por famílias de baixa renda e inscritas no CadÚnico do Governo Federal. O cadastramento deve feito a partir dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

continua após publicidade

O Canil Municipal fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/nº. Mais informações (43) 3901 1051.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Câmara acompanha trabalhos do Canil Municipal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!