MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Prefeitura fornece oxigênio domiciliar para 130 apucaranenses

O fornecimento de oxigênio domiciliar atende pessoas com problemas respiratórios, cardiológicos e outras doenças crônicas

Da Redação

·
O oxigênio é ofertado a 130 apucaranenses
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
O oxigênio é ofertado a 130 apucaranenses
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.02.2024, 17:22:54 Editado em 15.02.2024, 17:23:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Há três anos, Ville de Quadros Soares, de 77 anos, é um dos pacientes atendidos Programa de Fornecimento de Oxigênio Domiciliar. O serviço prestado pela prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), beneficia atualmente 130 apucaranenses, mais já chegou a ser fornecido para 160 pessoas.

continua após publicidade

"Poder ter o oxigênio na minha casa é essencial na minha vida. Eu tenho bronquite asmática e devido às crises de falta de ar precisava buscar atendimento no UPA de 2 a 3 vezes por semana e chegava a ser internado. No momento, se não usar o oxigênio de 5 a 6 vezes por dia não consigo nem andar. Agradeço muito a prefeitura por esse serviço que ajuda muito pessoas como eu”, relata Ville Soares, morador no Residencial Orlando Bacarin.

Para o prefeito Junior da Femac essa “é uma ação importante da saúde de Apucarana, que tem salvado vidas. Garantimos recursos próprios do município para continuar dando esse essencial suporte para dezenas de apucaranenses.”

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Secretária Marli Fernandes reúne-se com conselheiros tutelares

“O serviço oferecido pela prefeitura, além de ser um direito do paciente é uma garantia de melhora na qualidade de vida do paciente e que reflete também na saúde física e mental de toda a família. É o SUS gratuito e universal na casa das pessoas”, afirma o superintendente da Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente.

De acordo com Odarlone Orente, o fornecimento de oxigênio domiciliar atende pessoas com problemas respiratórios, cardiológicos e outras doenças crônicas que necessitam de suporte de oxigênio por tempo indeterminado e gratuitamente.

continua após publicidade

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, explica que os pacientes são atendidos por aparelhos que produzem oxigênio (concentradores) pela energia elétrica na própria residência, o que é muito seguro para os usuários e, em determinadas exceções, através de cilindros de oxigênio.

Quando esse equipamento (concentrador) é implantado no domicílio ele vai acompanhado por um cilindro de oxigênio reserva para caso ocorra falta de energia elétrica ou avaria do equipamento, assim o paciente não ficará sem o suporte de oxigênio até que a situação do equipamento seja regularizada.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura fornece oxigênio domiciliar para 130 apucaranenses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!