MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Prefeitura e UTFPR desenvolvem site para monitorar casos de dengue

Novo projeto garante mais uma ferramenta no combate à doença em Apucarana

Da Redação

·
Prefeitura e UTFPR desenvolvem site para monitorar casos de dengue
Icone Camera Foto por Lis Kato/TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2025, 11:03:02 Editado em 22.03.2025, 10:38:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Apucarana, desenvolveu um site para monitorar os casos de dengue na cidade. O projeto foi lançado na manhã desta quinta-feira (20), em evento que contou com a presença do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, que destacou a importância do site para o combate à doença.

continua após publicidade

"Nós sabemos da grande luta no combate contra esse mosquito que tem evoluído muito, e nós também precisamos evoluir a respeito dessa guerra que travamos em Apucarana contra a dengue. Nós não queremos que os números do ano passado se repitam", frisa o vice-prefeito. Ele destacou que o site é "simples e de fácil acesso". O objetivo é trazer informações sobre a doença e também sobre os casos.

📰 LEIA MAIS: Casos de dengue sobem 26% no Vale do Ivaí e geram alerta

continua após publicidade

"Vai ser atualizado semanalmente junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para que todo mundo possa acompanhar todo o trabalho que a cidade de Apucarana está desenvolvendo junto aos agentes de endemia", informa Marcos da Vila Reis. O projeto desenvolvido pelo curso de Engenharia da Computação da UTFPR será uma aba que ficará disponível dentro do site oficial da Prefeitura Municipal de Apucarana.

O professor Fernando Barreto, que coordenou a criação do site, contou com a ajuda de duas estudantes do curso de Engenharia da Computação. Elas fizeram o trabalho de forma voluntária. "A ideia era deixar o site dinâmico, para que o pessoal da Autarquia Municipal de Saúde pudesse, através dos dados, ir preenchendo e então isso estaria automaticamente e em tempo real atualizado no site a ser disponibilizado na Prefeitura", explica. "Ficou muito bom. Ficou excelente ao meu ver, com uma interface bem amigável, dados fáceis de visualizar pelo público em geral", comemora o professor.



						
							Prefeitura e UTFPR desenvolvem site para monitorar casos de dengue
Foto por Lis Kato/TNOnline
Professor Fernando Barreto e as alunas do curso de Engenharia da Computação
continua após publicidade

O superintendente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Luciano Simplício Sobrinho, também marcou presença no evento e explicou que o novo site trará mais informações além dos números sobre a dengue. "O site se preocupa em mostrar questões relacionadas a saúde que são importantes. A questão da prevenção, os trabalhos dos agentes do setor de endemias [...] e também mostrar para a sociedade que essa doença, além de ter que ser combatida no âmbito da saúde, a gente também precisa considerar o impacto econômico para os estabelecimentos e para o município", diz.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

O vice-prefeito de Apucarana destacou por fim que a luta no combate à dengue deve ser de toda a população, para que o cenário registrado no último ano epidemiológico não se repita. "Vamos nos ajudar no combate dessa doença que ano passado levou tantas pessoas, que não vão mais voltar e que fazem uma falta muito grande para as famílias que os perderam. Nós não queremos que os erros do passado continuem acontecendo esse ano, então por isso eu agradeço a parceria com a UTFPR", finaliza Marcos.

continua após publicidade

Veja as entrevistas:


TNOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura e UTFPR desenvolvem site para monitorar casos de dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!