Apucarana

Prefeitura de Apucarana produz 150 mil mudas de café

O programa “Terra Forte Cafeicultura” distribuiu no ano passado 40 mil mudas de café

Da Redação · GoogleNews

Siga o TNOnline
no Google News

Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

A prefeitura de Apucarana vai mais que triplicar neste ano o número de mudas de café que repassa anualmente os produtores do município. Em visita ao Horto Municipal na manhã desta terça-feira (4), o prefeito Junior da Femac conferiu a qualidade das plantas e o trabalho da equipe municipal.

continua após publicidade

O programa “Terra Forte Cafeicultura” distribuiu no ano passado 40 mil mudas de café. “Neste ano vamos repassar aos nossos produtores 150 mil mudas produzidas no Horto Municipal. O cultivo começou em novembro e elas estão no meio do desenvolvimento para que no final de fevereiro e começo de março já estejam sendo entregues aos cafeicultores”, planeja o prefeito.

Disponibilizadas aos produtores de forma subsidiada, as mudas de café são da variedade IPR 100 e possuem tolerância a doenças, como nematóide e ferrugem. “Queremos apoiar dos cafeicultores do município e com essas mudas gerar boas safras de café”, afirma Junior da Femac.

continua após publicidade

Destacando ao grande interesse dos cafeicultores pelas mudas produzidas pelo município, o secretário municipal da Agricultura, Gerson Canuto, informa que já tem cadastrado o pedido de mais de 200 mil mudas para este ano.  O viveiro municipal é uma área credenciada e que atende a todas as exigências técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“O suporte aos cafeicultores, com o repasse da mudas, visa recompor as plantações de cafezais que fazem parte de história da nossa cidade. É uma lavoura importante para economia do município e para geração de emprego”, avalia Junior da Femac.

Ele enfatiza que Apucarana é nacionalmente conhecida pela qualidade do seu café. “Nosso município tem sua história intimamente ligada à produção cafeeira e se destaca pela qualidade da sua produção, reconhecida com diversas premiações. A mais recente foi conquistada pela cafeicultora Solange Aparecida de Araújo, trazendo para Apucarana o primeiro lugar no 19º Concurso Café Qualidade Paraná 2021”, orgulha-se Junior da Femac.