Mais lidas

    Apucarana

    ESPAÇO

    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”

    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”
    Foto por Reprodução
    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”
    Foto por Reprodução
    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”
    Foto por Reprodução
    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”
    Foto por Reprodução
    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”
    Foto por Reprodução
    Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 21.04.2021, 09:08:41 Editado em 21.04.2021, 09:08:56
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A partir desta terça-feira (20/4), os meliponicultores de Apucarana e da região têm um novo espaço que lhes garantirá envazar e revender o mel, com certificado de procedência e em respeito à todas as normas de segurança sanitária, com selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). O novo espaço do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família é a Casa do Mel (AV. Aviação, 1525).

    “A cidade de Apucarana é uma das maiores produtoras de mel do Estado do Paraná, com cerca de 28 toneladas por ano. Uma iniciativa como esta vai beneficiar a todos, e os moradores terão mais uma opção para adquirir mel e produtos derivados do mel, como pães, bolachas, artesanatos e, uma vez por semana, a feira solidária, com venda de produtos de nossa horta solidária e de produtores ligados à economia solidária”, explicou a secretária da Mulher Denise Canesin.

    Para a superintendente da secretaria Eliana Rocha, a cidade ganha mais um espaço de comercialização para os produtores rurais, o que é muito importante para o produtor e para o consumidor. “Os produtores também vão aprender a ter contato com os clientes”, complementou.

    O prefeito Junior da Femac e o vice-prefeito Paulo Vital, além do secretário do Meio Ambiente Gentil Pereira e da Agricultura Gerson Canuto, e a vereadora Jossuela Pinheiro, estiveram presentes à inauguração da Casa do Mel. O prefeito destacou que a cidade dá grande importância a todos os produtores de alimentos, que exercem uma atividade sagrada. “Há poucos dias inauguramos o Espaço das Feiras, também um espaço em que o produtor comercializa hortifrutis e tantos outros produtos. A iniciativa de termos uma Casa do Mel vai ao encontro desta proposta da Prefeitura de ajudar esse produtor rural a mostrar e comercializar o que planta, o que produz”, afirmou o prefeito.

    Um dos produtores e grande incentivador da Casa do Mel, o bioquímico farmacêutico Maurício Gregório da Silva destaca que a inauguração da Casa do Mel é “de grande importância para os produtores, alçando a meliponicultora a outro patamar”, disse. “Os meliponicultores de Apucarana unem forças para a preservação e recuperação da natureza, geração de renda e de saúde, os três objetivos definidos, norte das ações do grupo.”

    Formação

    Desde 2013 os meliponicultores se reúnem informalmente . Eles buscaram o apoio da Prefeitura, que atendeu o grupo e abriu as portas do poder público para a iniciativa, por meio das secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família, da Agricultura e do Meio  Ambiente.  O grupo cresceu e chegou a cem integrantes, promovendo a realização de oito cursos. “Hoje integramos a Câmara Técnica de Meliponicultura do Paraná e fazemos parcerias com Associação dos Meliponicultores do Estado”, assegura Maurício.

    A chegada da Casa do Mel vai ajudar o produtor a agregar valor ao mel produzido. Outra frente de iniciativa do grupo de meliponicultores é a identificação e o resgate das abelhas sem ferrão de áreas públicas da cidade. Como Apucarana dispõe de extensa cobertura vegetal, há muitas abelhas nas áreas rurais e urbanas do município.

    O grupo também está criando um Meliponário Solidário, no Espaço Empreender, da economia solidária. O espaço serve como escola para os produtores que precisam de formação e informação.

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.