MAIS LIDAS
VER TODOS

ESPAÇO

Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”

A partir desta terça-feira (20/4), os meliponicultores de Apucarana e da região têm um novo espaço que lhes garantirá envazar e revender o mel, com certificado de procedência e em respeito à todas as normas de segurança sanitária, com selo do SIM (Serviço

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2021, 09:08:41 Editado em 21.04.2021, 09:08:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir desta terça-feira (20/4), os meliponicultores de Apucarana e da região têm um novo espaço que lhes garantirá envazar e revender o mel, com certificado de procedência e em respeito à todas as normas de segurança sanitária, com selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). O novo espaço do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família é a Casa do Mel (AV. Aviação, 1525).

continua após publicidade

“A cidade de Apucarana é uma das maiores produtoras de mel do Estado do Paraná, com cerca de 28 toneladas por ano. Uma iniciativa como esta vai beneficiar a todos, e os moradores terão mais uma opção para adquirir mel e produtos derivados do mel, como pães, bolachas, artesanatos e, uma vez por semana, a feira solidária, com venda de produtos de nossa horta solidária e de produtores ligados à economia solidária”, explicou a secretária da Mulher Denise Canesin.

Para a superintendente da secretaria Eliana Rocha, a cidade ganha mais um espaço de comercialização para os produtores rurais, o que é muito importante para o produtor e para o consumidor. “Os produtores também vão aprender a ter contato com os clientes”, complementou.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac e o vice-prefeito Paulo Vital, além do secretário do Meio Ambiente Gentil Pereira e da Agricultura Gerson Canuto, e a vereadora Jossuela Pinheiro, estiveram presentes à inauguração da Casa do Mel. O prefeito destacou que a cidade dá grande importância a todos os produtores de alimentos, que exercem uma atividade sagrada. “Há poucos dias inauguramos o Espaço das Feiras, também um espaço em que o produtor comercializa hortifrutis e tantos outros produtos. A iniciativa de termos uma Casa do Mel vai ao encontro desta proposta da Prefeitura de ajudar esse produtor rural a mostrar e comercializar o que planta, o que produz”, afirmou o prefeito.

Um dos produtores e grande incentivador da Casa do Mel, o bioquímico farmacêutico Maurício Gregório da Silva destaca que a inauguração da Casa do Mel é “de grande importância para os produtores, alçando a meliponicultora a outro patamar”, disse. “Os meliponicultores de Apucarana unem forças para a preservação e recuperação da natureza, geração de renda e de saúde, os três objetivos definidos, norte das ações do grupo.”

Formação

continua após publicidade

Desde 2013 os meliponicultores se reúnem informalmente . Eles buscaram o apoio da Prefeitura, que atendeu o grupo e abriu as portas do poder público para a iniciativa, por meio das secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família, da Agricultura e do Meio Ambiente. O grupo cresceu e chegou a cem integrantes, promovendo a realização de oito cursos. “Hoje integramos a Câmara Técnica de Meliponicultura do Paraná e fazemos parcerias com Associação dos Meliponicultores do Estado”, assegura Maurício.

A chegada da Casa do Mel vai ajudar o produtor a agregar valor ao mel produzido. Outra frente de iniciativa do grupo de meliponicultores é a identificação e o resgate das abelhas sem ferrão de áreas públicas da cidade. Como Apucarana dispõe de extensa cobertura vegetal, há muitas abelhas nas áreas rurais e urbanas do município.

O grupo também está criando um Meliponário Solidário, no Espaço Empreender, da economia solidária. O espaço serve como escola para os produtores que precisam de formação e informação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de Apucarana inaugura “Casa do Mel”"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!