MAIS LIDAS
VER TODOS

iniciativas

Prefeitura de Apucarana divulga eventos do “Mês da Mulher”

Maior força de trabalho do município, as mulheres de Apucarana terão uma programação especial ao longo de março

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2022, 20:14:56 Editado em 04.03.2022, 20:14:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Maior força de trabalho do município, as mulheres de Apucarana terão uma programação especial ao longo de março, conhecido como o “mês da mulher”. Encabeçada pela prefeitura e com eventos em parceria com outras entidades públicas e privadas, a programação foi divulgada pelo prefeito Júnior da Femac nesta sexta-feira (4), em ato no gabinete municipal.

continua após publicidade

“Preparamos um mês com atividades que atendem a todas as faixas etárias, um “mix” de ações que têm como objetivo mostrar a importância do mundo feminino e que a mulher de Apucarana pode ser e chegar aonde ela quiser”, disse o prefeito Júnior da Femac, assinalou que a administração municipal tem, em todas as suas políticas públicas, “olhar permanente para as crianças, mulheres e idosos”.

“Convido a todas mulheres da cidade a prestigiar os eventos, que iniciam nesta segunda-feira e seguem até o dia 31 com ações desenvolvidas em conjunto com a Câmara de Vereadores, Câmara da Mulher Empreendedora, instituições de ensino superior e de fomento, clubes de serviços, entre outros parceiros”, elencou o prefeito.

continua após publicidade

Uma das atividades é a Campanha “Ela mais Bonita”. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Apucarana, através da Procuradoria da Mulher, em parceria com prefeitura, através das secretarias da Mulher e Assuntos da Família e da Assistência Social, e Câmara da Mulher Empreendedora, a proposta foi detalhada pela procuradora municipal da Mulher, vereadora Jossuela Pirelli. “Ao longo de todo este mês vamos angariar bolsas femininas usadas que serão, posteriormente, repassadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explicou. Segundo Jossuela, haverá pontos de arrecadação nos prédios da Câmara, da Prefeitura, em instituições de ensino superior e em estabelecimentos comerciais.

A partir de segunda-feira (08/03), tem início o atendimento do “Disque Mulher”. Um serviço onde a prefeitura, ao longo de todo este mês, irá disponibilizar uma linha telefônica exclusiva para atendimento psicológico sigiloso e gratuito. “Mais uma ação de grande relevância da Gestão Júnior da Femac de atenção à saúde mental da mulher, onde profissionais irão realizar atendimento e encaminhamento de pessoas em situações de sofrimento, crises emocionais e violências”, explicou Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família. O serviço – através do número 99626-7562 – será de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

As redes sociais e a portal da prefeitura também serão ferramentas utilizadas para enaltecer o valor da mulher. “Cada dia iremos homenagear uma apucaranense que contribuiu ou que contribui para a história e desenvolvimento de Apucarana”, revelou o prefeito Júnior da Femac, salientando que o link para todas as mídias sociais da prefeitura estão disponíveis no rodapé do portal www.apucarana.pr.gov.br.

continua após publicidade

A atividade “Tour Vivência – Viver Mais 80”, direcionada a mulheres acima de 60 anos de idade, será outro atrativo do “Mês a Mulher” e deve contar com grande adesão das participantes dos Grupos Conviver, desenvolvidos pela Secretaria da Assistência Social. “Esta agenda será de segunda a quinta-feira da próxima semana (07 a 10/03), sempre com saída às 14 horas, do Espaço Mulher (ao lado da Casa da Gestante), com destino à visitação do Parque Municipal Jaboti, Vinícola Casa Carnasciali (Serra de Apucarana), Parque Ecológico da Raposa e bosque municipal”, explicou o prefeito Júnior da Femac.

Na terça-feira (08/03), às 19 horas, no Cine Teatro Fênix, acontece a 8ª Noite da Mulher Educadora. Uma promoção da Autarquia Municipal de Educação (AME), o evento presta homenagem a servidoras da rede municipal de educação. “A cada edição são homenageadas um servidora por escola e centro infantil, profissionais que são escolhidas pela própria comunidade escolar local”, detalhou professora Marli Fernandes, secretária Municipal da Educação.

No dia 11 de março, das 18 às 22 horas, no Espaço das Feiras, será realizada a “Super Sexta Mulher”. “Um evento que vai oferecer desde informações sobre direitos e valorização que podem ser acessados através do CAM (Centro de Atendimento da Mulher Apucaranense), passando pelas ações do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, informações sobre cursos profissionalizantes do Centro de Oficinas da Mulher, até oferta de serviços de esmaltação e design de sobrancelhas e maquiagem”, informa Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família.

continua após publicidade

Ainda dentro da “Super Sexta Mulher”, complementa o prefeito Júnior da Femac, as participantes vão poder saber mais sobre o Projeto Horta Solidária – Espaço Empreender, adquirir produtos da Casa do Mel, participar de bingo recreativo e karaokê. “Teremos ainda no local o Banco da Mulher Paranaense, a Sala do Empreendedor, a Agência do Trabalhador com feirão de emprego e estágios com vagas exclusivas para o público feminino”, revelou, frisando que a “Super Sexta Mulher” terá ainda feira de artesanato, gastronomia e hortifruti com empreendedores da economia solidária e apresentações culturais organizadas pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur).

No dia 30 de março, na Câmara Municipal de Apucarana, está previsto a entrega do Prêmio “Mulher Destaque”, que presta homenagem a cidadãs, dos mais variados segmentos da sociedade, pelos serviços prestados à sociedade. “É um evento onde cada vereador indica a sua “mulher destaque” e que, por força da pandemia, não pudemos promover nos últimos dois anos. Uma noite de homenagem e de reconhecimento àquelas que fazem a diferença na cidade”, pontuou a vereadora Jossuela Pirelli, que participou do evento de lançamento da programação na companhia dos vereadores Rodrigo Liévore (Recife) e Marcos da Vila Reis.

A programação do “Mês a Mulher” será finalizada em 31 de março, em local e horário a serem definidos, com o lançamento do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. “Já contamos com muitas ações e este documento vai tratar, com profundidade e transversalidade o assunto, visando promover uma maior interação da rede pública e privada com as políticas públicas. Afinal, a mulher está em todos os ambientes e merece o melhor onde quer que esteja”, disse Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família.

Ao longo de março serão desenvolvidas outras ações voltadas à informação sobre valorização e direitos. “Esse trabalho vai acontecer em diversos pontos da cidade, atingindo diferentes segmentos, onde também vamos aplicar um questionário visando obter um maior conhecimento das características da mulher apucaranense, como renda, escolaridade, raça, trabalho, possíveis questões de violações de direitos”, explicou a secretária Denise. Também estão previstas ações voltadas para a auto-estima e beleza. “Em parceria com diversas instituições, empresas e poder público, através dos cursos de cabeleireiro, design de sobrancelhas e manicure do Centro de Oficinas da Mulher, vamos levar atendimento em vários pontos de Apucarana”, concluiu Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de Apucarana divulga eventos do “Mês da Mulher”"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!