Apucarana

Prefeitura de Apucarana cria Grupo de Saúde Mental

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura de Apucarana cria Grupo de Saúde Mental
Prefeitura de Apucarana cria Grupo de Saúde Mental

O prefeito oficializou nesta sexta-feira (12) a criação do Grupo de Saúde Mental de Apucarana, envolvendo uma força tarefa de cinco secretarias municipais. Além da Saúde, o trabalho de ampliar a abrangência de atendimento neste setor, vai contar com a participação de especialistas das secretarias de Esporte, Educação, Assistência Social e da Mulher e Assuntos da Família.

continua após publicidade

O objetivo do grupo, que será coordenado pela secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, é realizar ações para que a rede pública de saúde mental seja acessada por todos que precisem desse tipo de atendimento. De acordo com o prefeito Junior da Femac, a partir das ações implementadas por esse grupo e da criação de um protocolo que vai conduzir esse trabalho, qualquer serviço da administração municipal, não só da saúde, pode ser a porta de entrada para receber pessoas que necessitam de atendimento na área da saúde mental.

Para isso haverá treinamentos, contratação de mais psicólogos para atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, bem como criação de um serviço de teleatendimento, entre muitas outras ações que estão sendo estruturadas. ““Não quero que ninguém que precise de ajuda na área da saúde mental fique sem atendimento em nossa cidade. Toda rede da administração municipal estará envolvida neste propósito, de acolher e dar tratamento para essa pessoa e toda a família”, afirma Junior da Femac.

continua após publicidade

Para a responsável pelo setor de Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), a terapeuta ocupacional Karla Balan, esse grupo vai tornar o trabalho do setor mais abrangente, não só na identificação de novos casos mas também na oportunidade de tratamento para maior número de pessoas.Segundo Karla, hoje o Departamento de Saúde Mental da AMS tem 3 mil pessoas cadastradas.