Prefeitura de Apucarana anuncia criação da Casa do Mel - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    Apucarana

    Prefeitura de Apucarana anuncia criação da Casa do Mel

    Foto por Divulgação
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 09.01.2021, 06:43:29 Editado em 09.01.2021, 06:43:46
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

     O prefeito Junior da Femac anunciou, nesta quinta-feira (7), a criação da Casa do Mel, que vai ser um espaço de preparo e comercialização do mel de abelhas de produção local, por meio do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

    O imóvel em que a Casa do Mel funcionará, na avenida Aviação, 1525, precisa passar por adequações para o pleno funcionamento, o que está sendo planejado e em breve passará para a fase de realização das reformas necessárias, assim como será dado início à certificação fitossanitária para comercializar o mel. “Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura para a geração de trabalho e renda por meio do nosso premiado Programa de Economia Solidária que, como sabemos, é exemplo regional e estadual”, destacou o prefeito.

    Para a secretária da Mulher Denise Canesin, “o novo espaço também vai atender novos empreendimentos solidários, que vão gerar trabalho e renda para mais famílias apucaranenses, o que é o objetivo central do Programa”, explicou.

    Horta solidária

    Uma outra iniciativa do Programa de Economia Solidária, igualmente para geração de trabalho e renda às famílias de Apucarana, é a horta solidária. Com 2.422m2, a horta é cultivada no terreno do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC, esquina das ruas Byngton e Péricles, Vila Nova), onde funciona o Espaço Empreender.

    Já estão sendo  comercializados quiabo, couve, tipos diferentes de alface, beterraba, cebolinha e almeirão, produção excedente da horta, destinada, prioritariamente, à alimentação das 17 famílias envolvidas. Estão plantados mandioca, chuchu, quiabo, couve, repolho, beterraba, cebolinhas, manjericão, salsinha, rúcula, almeirão, e cinco tipos de alface, sem uso de aditivos e pesticidas, de modo inteiramente orgânico e natural.

    No novo espaço de comercialização que funcionará na Casa do Mel, os produtos da horta solidária também serão vendidos semanalmente, nas feiras que vão acontecer no espaço.

    A horta solidária é um projeto piloto que está sendo implantado em outros dois locais da cidade: nos núcleos habitacionais Dom Romeu Alberti e Sanches dos Santos. Todos os envolvidos foram capacitados na perspectiva da economia solidária – que já capacitou cerca de mil mulheres, gerando trabalho e renda.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de Apucarana anuncia criação da Casa do Mel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.