MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Prefeitura credencia empresa para coletar e destinar resíduos têxteis

Prefeitura credencia empresa para coletar e destinar resíduos têxteis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2020, 17:29:08 Editado em 13.08.2020, 17:28:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Anunciado como um momento histórico por solucionar um problema que vem sendo enfrentado há décadas no município, o prefeito Junior da Femac assinou nesta quinta-feira (13) com a empresa Ecovip um contrato de credenciamento para prestação de serviço de recolhimento dos resíduos têxteis em Apucarana. A empresa, de Cianorte, vai coletar e dar a destinação correta ao material sem custo para os cofres públicos e empresários.

continua após publicidade

“Hoje é um dia que deve ficar marcado na história de preservação do meio ambiente em nossa cidade. Estamos dando um passo importante para resolver a destinação dos resíduos das indústrias do vestuário em Apucarana, sem que o município tenha de pagar um centavo”, comemora o prefeito Junior da Femac.

A Ecovip participou de um chamamento público da prefeitura e começa a trabalhar em Apucarana a partir da próxima segunda-feira (17). A empresa, que atua nos demais estados da região Sul, no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, fará a coleta dos resíduos nas próprias indústrias de vestuário, mas também disponibiliza um eco-ponto de entrega no antigo IBC da Vila Nova, Box 19, na Rua Bygton.

continua após publicidade

“Temos essas duas opções para as indústrias de Apucarana que não vão pagar nada por isso. Vamos coletar e dar a destinação aos resíduos sem qualquer custo ao empresário que gera essa material”, afirma o proprietário da Ecovip, José Neto, que disponibiliza o número de WhatsApp (43) 999836959 e o número 0800-883-6251 para maiores informações do serviço prestado e para solicitar a coleta dos resíduos nas indústrias.

Com a estimativa de coletar mais de 80 toneladas de resíduos têxtil ao mês, a Ecovip vai destinar o material para um novo processo produtivo. “Após ser coletado, o resíduo será triado em Cianorte e depois transportado para Paraíba. Lá será desfibrado para se tornar fio de algodão, uma matéria prima para fabricação de redes, tapetes, barbantes e artesanato em geral. O que não serve para fio de algodão vai ser utilizado para forro automotivo por uma empresa de São Paulo”, explica José Neto.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Jaime Leonel, também define a contratação do credenciamento da Ecovip como um momento histórico. “É um problema que vem sendo debatido há anos e agora será resolvido. É uma solução espetacular para uma luta de décadas”, afirma Jaime Leonel.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Bobig, avalia o trabalho que a Ecovip vai realizar como um grande avanço na preservação do meio ambiente em Apucarana. “A quantidade de resíduos têxtil jogado na periferia da cidade é muito grande, causando um impacto ambiental negativo porque a degradação deste material é muito lenta, de até 100 anos”, observa Bobig, lembrando que atualmente os empresários têm um custo para a destinação correta desses resíduos em aterro industrial, sendo que “muitos deles para não arcar com essa despesa não hesitavam em descartar no meio ambiente.”

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura credencia empresa para coletar e destinar resíduos têxteis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!