MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Prefeitura cede caminhão para Associação de cafeicultores

Veículo irá viabilizar unidade móvel de beneficiamento de café para atender cerca de 150 produtores de Apucarana

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2021, 20:06:28 Editado em 19.10.2021, 20:05:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana oficializou nesta terça-feira (19) a entrega de um caminhão Mercedes Benz, modelo L-1318, para a Associação dos Cafeicultores de Pirapó. O repasse do veículo aconteceu em evento realizado na sede da Associação dos Cafeicultores de Pirapó, com a presença do prefeito Junior da Femac, vice-prefeito Paulo Vital, presidente da Câmara Francylei Preto “Poim”, vereadores Jossuela Pinheiro e Luciano Facchiano; e o secretário da agricultura Gerson Canuto.

continua após publicidade

O veículo, com valor estimado de R$ 100 mil, pertencia a frota da Prefeitura de Apucarana e passou por uma revisão completa antes de ser cedido à Associação dos Cafeicultores de Pirapó.

Ao entregar o veículo aos cafeicultores do Pirapó, o prefeito Junior da Femac reiterou que é preciso apoiar quem produz riquezas. “Sou neto e filho de agricultores e sempre dou valor aos cafeicultores, que ajudaram a formar e desenvolver Apucarana”, assinalou.

continua após publicidade

Junior da Femac destacou que no último concurso Café Qualidade do Paraná Apucarana ficou entre os cinco primeiros lugares, com a produtora Solange parecida de Araújo. “Em 2013, o Beto Preto criou a Secretaria da Agricultura, resgatando a importância deste setor. Depois criamos o Programa Terra Forte. É por isso que sempre vamos continuar apoiando os produtores rurais”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal, Francylei Preto Poim, enalteceu a luta dos cafeicultores da região do Pirapó, sempre superando dificuldades e mantendo seus cafezais. Ele lembrou que a prefeitura já havia doado uma plantadeira de café para a associação. “Também tivemos o apoio do Governo do Estado que viabilizou um trator, uma máquina para aplicação de calcário e uma colheitadeira de café”, citou Poim, acrescentando que nos últimos a gestão pública sempre apoio e investiu na cafeicultura de Apucarana.

A presidente da Associação dos Cafeicultores do Pirapó, Solange Aparecida de Araújo, anunciou que com o caminhão será possível viabilizar uma unidade móvel. “Vamos adaptar uma máquina de beneficiamento de café no veículo, permitindo atender os produtores em suas propriedades, reduzindo custos e ainda mantendo a palha gerada no processo, que pode ser reutilizada nas propriedades”, explicou Solange Araújo.

continua após publicidade

Em nome dos cerca de 150 produtores de café da região, a presidente da associação agradeceu ao prefeito Junior da Femac, o presidente da Câmara Municipal, Francylei Preto Poim, e demais autoridades pelo apoio aos cafeicultores do Pirapó. “Tivemos quatro geadas no inverno deste ano, sendo que em algumas regiões elas foram mais severas, exigindo o corte de cafeeiros embaixo. Contudo, nossos produtores seguem otimistas na atividade, animados com os bons preços de mercado”, lembrou a presidente da associação.

O evento também foi prestigiado pelo chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Antônio Biral; o coordenador do Instituto de Desenvolvimento Rural (ITR), Geraldo Maronezi; e o presidente do Sindicato Rural de Apucarana, Mirinho Moisés.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura cede caminhão para Associação de cafeicultores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!