MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

Prefeitura alerta sobre problemas que terrenos baldios causam

As principais preocupações são quanto a questões de saúde e de segurança

Da Redação

·
O assunto foi debatido nesta segunda-feira (10)
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
O assunto foi debatido nesta segunda-feira (10)
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2023, 20:07:04 Editado em 10.04.2023, 20:07:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um plano de ação – com medidas a curto, médio e longo prazo – será colocado em prática em Apucarana para conscientizar a população e também para garantir a limpeza de terrenos não edificados. As principais preocupações são quanto a questões de saúde, com a proliferação de doenças como a dengue e chikungunya, e de segurança, com o aumento de furtos e outras ações criminosas em que terrenos tomados por mato servem como esconderijo.

continua após publicidade

O assunto foi debatido nesta segunda-feira (10) em reunião convocada pelo prefeito Junior da Femac e que contou com a presença do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcos José Facio, do presidente da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), Wanderlei Faganello, do superintendente de vigilância em saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Marcelo Viana, e do biólogo Leopoldo Rossi, da área de endemias da 16ª Regional de Saúde (RS). Também participaram representantes de imobiliárias, o secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, e o superintendente de Meio Ambiente, Sérgio Bobig.

-LEIA MAIS: Pioneira de Apucarana, Antônia Fernandes morre aos 105 anos

continua após publicidade

Os representantes do setor de saúde fizeram um relato e, ao mesmo tempo, um alerta para doenças como dengue e chikungunya. “O lixo em terrenos facilita a proliferação do mosquito aedes aegypti, além de aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos”, reforça Marcelo Viana, superintendente municipal de vigilância em saúde.

O tenente-coronel Facio afirma que os terrenos com vegetação alta costumam servir de esconderijo tanto para os criminosos quanto para objetos furtados. “Uma vegetação já a partir dos 40 centímetros de altura já representa o caos, onde podem ser escondidos desde celular a televisão e até bicicletas e motos que costumam ser deitados em meio à vegetação”, afirma, acrescentando que as viaturas passarão a ser dotadas de holofotes para facilitar a visualização. “Tanto para encontrar objetos quanto para a segurança dos policiais, pois existe o risco de alguém armado estar escondido nestes locais”, completa o comandante do 10º BPM.

MULTA E NOTIFICAÇÃO – O plano de ação foi definido com base nas sugestões apresentadas durante a reunião. As novidades serão a incorporação de uma multa que não está prevista no decreto 50/2023 e a chamada “notificação de roçagem visual”. “Além da notificação de praxe que já é feita através de edital público, a sugestão é colocar uma placa no local com o aviso de notificação de roçagem”, explica Junior da Femac, afirmando ainda que deverão ser utilizadas ferramentas de georeferenciamento e de otimização do cadastro imobiliário para o envio de comunicados aos proprietários.

continua após publicidade

O prefeito acrescenta que o decreto publicado no começo do ano estabelece a obrigatoriedade da execução, por parte dos proprietários, dos serviços de limpeza e roçagem nos imóveis não edificados. “O decreto prevê que, passados 15 dias pós a notificação, o Município executará o serviço e cobrará posteriormente os valores, o que normalmente é feito no próximo exercício do IPTU. A sugestão é que se faça a cobrança imediatamente, através da emissão de um boleto, e que também seja incluído no decreto o valor de uma multa”, reitera Junior da Femac.

Nos imóveis colocados para locação e venda, foi solicitado às imobiliárias que providenciem junto aos clientes a limpeza dos imóveis ou que encontrem, através do diálogo com os proprietários, uma solução conjunta para o problema. Outra estratégia que será colocada em prática será a emissão de comunicados constantes, tanto para os clientes das imobiliárias quanto para associados da Acia, visando uma maior conscientização sobre o tema. “Também utilizaremos os canais oficiais da Prefeitura para fazer a conscientização da população, como site e redes sociais”, afirma Junior da Femac.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura alerta sobre problemas que terrenos baldios causam"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!