Apucarana

Prefeito recebe projeto da nova pista de skate no Lagoão

O projeto, orçado em cerca de R$ 1 milhão, deverá ser licitado no início do ano que vem

Da Redação ·

A pista de skate existente no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, será ajustada às medidas olímpicas. O projeto arquitetônico de reforma e ampliação foi apresentado nesta segunda-feira (08/11) ao prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

O espaço, que atualmente conta com 846 metros quadrados de área construída, passará a ter mais de 2 mil metros quadrados. O projeto, orçado em cerca de R$ 1 milhão, deverá ser licitado no início do ano que vem.

O projeto foi entregue pelos skatistas Rogério Lopes (Febem) e Luciano da Cunha Magalhães. “Além das melhorias na pista construída há 30 anos, o projeto prevê novos obstáculos, grade de proteção e iluminação”, explica o prefeito Junior da Femac, lembrando que o skate passou a figurar como esporte olímpico. “Queremos que o local receba grandes competições e que os atletas que vão utilizar a pista para treinamentos se familiarizem com as modalidades olímpicas”, pontua Junior da Femac.

continua após publicidade

De acordo com o secretário municipal de Esportes, José Marcelino da Silva (Grillo), a pista de skate no Lagoão foi construída em 1990, na administração do prefeito José Domingos Scarpelini. “É uma pista antiga, sendo necessária essa atualização. Existem cerca de 170 atletas em Apucarana e a nova pista será mais um incentivo para a prática do esporte na cidade”, frisa Grillo.

O projeto foi elaborado pelo skatista, arquiteto e urbanista, Luciano da Cunha Magalhães, que trabalha na Autarquia Municipal de Educação (AME). “O dispositivo atual consta como uma pista para patins in line e no novo projeto será integrado uma área de street, ou seja, com obstáculos de rua dentro da pista ”, explica o arquiteto, acrescentando que o street é uma das modalidades disputadas nos jogos olímpicos.

O skatista afirma que a nova pista vai ampliar os horizontes, trazendo competições para Apucarana e atletas de renome nacional. “A revitalização vai garantir o também o desenvolvimento do atleta, desde o iniciante até o profissional. Quem sabe no futuro não saia um medalhista olímpico de Apucarana”, projeta Magalhães.

O skatista Febem, que recentemente ficou em segundo lugar no Circuito Mini Ramp Pro Attack disputado em São José dos Campos, também aposta na evolução dos atletas com a revitalização. “A nova pista representará um ganho no skate de Apucarana e haverá, com certeza, muita gente representando a cidade país afora”, reforça Febem.