MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Prefeito manifesta pesar pela morte do pioneiro Odival Franciscon

O sepultamento está previsto para ocorrer às 17h30 no Cemitério Cristo Rei desta quarta-feira

Da Redação

·
Odival desenvolveu um trabalho pioneiro na região
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Odival desenvolveu um trabalho pioneiro na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2024, 10:20:21 Editado em 10.04.2024, 10:20:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac emitiu nota de pesar lamentando a morte do engenheiro agrônomo Odival Franciscon, aos 91 anos. O prefeito destaca que Odival desenvolveu um trabalho pioneiro na região como engenheiro agrônomo e ainda teve forte atuação no cooperativismo, fundando e dirigindo entidades cooperativistas.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Morre em Apucarana o engenheiro agrônomo Odival Franciscon aos 91 anos

O prefeito de Apucarana foi o autor do projeto de lei que, em 2011 quando ainda era vereador, reconheceu todo esse trabalho e concedeu o título de “Cidadão Honorário” para Odival Franciscon. Nascido em 1932, na Fazenda do Engenho, propriedade dos avós maternos, localizada em Sales de Oliveira, São Paulo, Odival Franciscon se formou em 1957 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba. Já em Apucarana, residiu por sete anos na Fazenda Aparecida, na Água do Xaxim, e depois passou a residir na área urbana.

continua após publicidade

O prefeito destaca ainda na trajetória de Odival Franciscon o trabalho comunitário. “Especialmente na Pastoral Missionária, através do Movimento de Cursilho, onde foi coordenador regional por 19 anos”, frisa, citando ainda a atuação na criação da Casa de Apoio Divina Providência, com a finalidade de receber pacientes da 17ª Regional de Saúde.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Franciscon foi avaliador do Banco do Brasil de 1962 a 1964 e diretor da Cooperativa dos Cafeicultores de Apucarana de 1962 a 1969. Em 1970, fundou a Cooperativa Agropecuária Centro do Paraná (Canorpa), onde foi diretor por 12 anos. Fundou também a Credinorpa, atualmente Sicredi.

Odival deixa esposa, filhos e netos além de um vasto círculo de amigos. Conforme a Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana, o velório acontece na Capela Central. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17h30 no Cemitério Cristo Rei.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito manifesta pesar pela morte do pioneiro Odival Franciscon"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!