Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAÚDE

Prefeito destaca ações adotadas para conter epidemia de dengue

Foram registradas pelo Sinan 1.457 notificações e 774 casos confirmados da doença nesta quarta-feira (3)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeito destaca ações adotadas para conter epidemia de dengue
Autor Casos de dengue aumentaram em Apucarana, segundo a Saúde do município - Foto: Venilton Kuchler/SESA

O prefeito Junior da Femac e o secretário de saúde Emídio Bachiega se manifestaram nesta quarta-feira sobre o atual cenário da dengue em Apucarana. Eles lembram que, desde o fim de agosto, a prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), vem pedindo o apoio da população no enfrentamento da dengue.

“Estamos fazendo campanha permanente de prevenção e alerta nos meios de comunicação, como o rádio, jornais, televisão e também as redes sociais. Nossa equipe está em todos os bairros com os nossos agentes comunitários de saúde. Orientamos as famílias e fazemos vistorias nos quintais, alertando para o risco da dengue”, lembrou Junior da Femac, reforçando que os agentes comunitários fizeram mais de 40 mil visitas domiciliares e que esse trabalho continua sendo realizado minuciosamente em todos bairros da cidade.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Destaques na São Silvestre confirmam presença na Prova 28 de Janeiro

O prefeito lembra que Apucarana fez capacitação para mais de 500 profissionais incluindo médicos, enfermeiros e agentes de saúde e de endemias, sobre novos procedimentos no enfrentamento da dengue. A prefeitura – citou ele -, por meio da AMS, reforçou seus estoques de soro, que é um dos insumos de tratamento dengue.

Outra medida, adotada no mês de dezembro, foi a instalação de um local preferencial para atendimentos de pacientes com dengue ou suspeita de dengue. Trata-se da Unidade Básica der Saúde Bolivar Pavão, na Avenida Central do Paraná, que atende das 7 àss 22 horas.

publicidade

Bachiega citou que o clima quente e as chuvas constantes também contribuíram para o avanço do Aedes Aegypt gerando uma situação favorável para a proliferação do mosquito”, assinalou o secretário, assinalando que os alertas para os riscos da dengue são feitos no sentido de eliminar focos, prevenir e evitar um cenário mais complicado. Nesta terça feira (2/1) o secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, esteve na sede da 16ª e foi atendido pelas assessoras Cassilda e Anelise, ambas da chefia do órgão, momento em que apresentou ofício requisitando a liberação de veículos de aplicação do fumacê, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que é responsável por esta aplicação.

Emidio Bachiega revela que em 19 de dezembro, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que é alimentado pelo nosso servidor da AMS Luciano Simplício, registrava para Apucarana 1.139 notificações. E hoje (03/01) foram registradas pelo Sinan 1.457 notificações e 774 casos de dengue confirmados.

O secretário diz que a situação da dengue avança em todo o Paraná, em Londrina, na data de 19/12/23 foram registradas pelo Sinan, 5.331 notificações e 944 casos; enquanto em Maringá foram 1.745 notificações e 600 casos de dengue. “Também lembramos que na mesma data (19/12) em 2022, todo o Paraná registrou 2.002 casos de dengue; e agora na mesma data em 2023 o Paraná teve registrado no Sinan 5.955 casos de dengue.

publicidade

“Vamos continuar combatendo a dengue com rigor em Apucarana, pois se trata de uma ameaça séria que vem atingindo várias cidades do Paraná. É um flagelo que atinge todo o Brasil. O Governo Federal já se programa para ofertar vacinas contra a dengue e esperamos que chegue logo para que possamos aplicar e proteger a população.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline