Apucarana

Prefeito de Apucarana reforça importância da dose de reforço

Junior da Femac destaca que estamos a uma semana do Carnaval, o que vai gerar maior circulação das pessoas e consequentemente do coronavírus

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito de Apucarana reforça importância da dose de reforço
fonte: Reprodução

A baixa procura da população pela dose de reforço da vacina contra covid-19 preocupa a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, apenas 39% das pessoas que deveriam receber a chamada terceira dose procuraram pelo imunizante. Mais de 60 mil pessoas precisam se vacinar. Com número de óbitos por covid crescendo – já são 22 em fevereiro -, a prefeitura fez um alerta para levar à população ao Lagoão.

continua após publicidade

“Apenas 39% das pessoas que deveriam receber a dose de reforço foram se vacinar. E dos 6,8 mil apucaranenses imunizados com a dose única da Janssen, cerca de 50% buscaram a 2ª dose que corresponde a dose de reforço”, informa o secretário Emídio Bachiega.

O assunto foi tema de uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, com participação do secretário e do prefeito Junior da Femac. Há uma grande preocupação em relação a semana do carnaval, o que gera maior circulação de pessoas e traz reflexos diretos nos índices de transmissão da covid.

continua após publicidade

“Não queremos vivenciar novamente  um grave momento da pandemia ocasionada pelas festas de final de ano.Por isso, se protejam antes do Carnaval. Tome a dose de reforço neste final de semana e vá viajar ou participar de reuniões de familiares e amigos com a imunidade mais alta”, apela o prefeito.

A vacinação contra a Covid em Apucarana está aberta tanto para população adulta como para o público infantil a partir de 5 anos, todos os dias da semana, de 8h30 às 17 horas, no Completo Esportivo Lagoão.

A vacinação da 1ª dose é liberada para a população de Apucarana a partir dos 5 anos. A 2ª dose é para todos a partir dos 12 anos que receberam a Coronavac, AstraZeneca e Pfizer; e a dose de reforço é para 18 anos ou mais para quem tomou a 2ª dose há 4 meses; e ainda a dose de reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose há 2 meses.