Apucarana

Prefeito apresenta avanços tecnológicos em videoconferência

Em Apucarana, o prefeito Junior da Femac citou o aumento na oferta de serviços online e ferramentas na Educação com aulas online via Google Classroom e um aplicativo para usuários do Transporte Público.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito apresenta avanços tecnológicos em videoconferência
fonte: Divulgação
Prefeito apresenta avanços tecnológicos em videoconferência

Com a pandemia acelerando a necessidade de inovação nos serviços públicos, as prefeituras do norte paranaense estão intensificando a implantação de soluções que melhorem a eficiência dos serviços prestados à população. Foi o que destacaram prefeitos e gestores em evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) na manhã desta terça-feira (27).

continua após publicidade

Representantes de mais de 70 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da Região de Londrina, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, que mostrou como Apucarana, Cambé, Ibiporã e Londrina estão investindo em cidades mais conectadas e inteligentes. “Agora é o momento – acelerado por esta terrível pandemia -, da transformação digital das cidades. Essa é a justificativa deste evento para trazer informações e conhecimentos que possam ajudar na formulação de políticas públicas adequadas na atualidade”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

Em Apucarana, o prefeito Junior da Femac citou o aumento na oferta de serviços online e ferramentas na Educação com aulas online via Google Classroom e um aplicativo para usuários do Transporte Público. “Por conta da pandemia tivemos que acelerar algumas ideias que tínhamos”, lembrou o prefeito.

continua após publicidade

Ele também comentou sobre a economia com a implantação da telefonia digital, alcançando uma redução de 57% nos gastos com telefonia. “Vamos economizar mais de R$300 mil/ano com a troca do sistema analógico para o digital. Outra coisa interessante que colocamos em Apucarana foram as câmeras de segurança. Nós temos 800 câmeras ligadas à Prefeitura. Dessas, temos 203 câmeras digitais 4k que ficam à disposição das forças de segurança. São câmeras que agora colocadas vamos passar para leitura facial”, adianta ele.

“Conseguimos reduzir bastante o número de ocorrências de furtos, roubos e outros delitos na nossa cidade”, completou o prefeito.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, ressaltou a importância do uso de dados para gestão das cidades. “Hoje é impensável estar à frente de uma administração que não privilegie e que não coloque foco na tecnologia”, argumentou ele, destacando o investimento em tecnologia para auxiliar no combate à pandemia”, avaliou.

continua após publicidade

Londrina também se destaca no investimento em soluções para cidade inteligente. Para o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Roberto Moreira, a inauguração do Centro de Inovação, prevista para o próximo ano, impulsionará ainda mais a oferta de soluções inovadoras.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, destacou o trabalho em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação que direcionará as ações de inovação e modernização da cidade.