MAIS LIDAS
VER TODOS

Alimentos

Preço do arroz dispara nos supermercados por conta do clima

Alta chega a 35% e motivo são as chuvas que afetaram lavouras no final do ano passado

Da Redação

·
Preço do arroz aumentou acima de 30%
Icone Camera Foto por Pixabay/Imagem Ilustrativa
Preço do arroz aumentou acima de 30%
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2024, 10:16:36 Editado em 10.01.2024, 10:16:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quem vai ao supermercado com frequência já percebeu a disparada no preço do arroz. O pacote de 5 kg subiu mais de 35% nos últimos meses, segundo donos de supermercados da cidade ouvidos pelo TNOnline. O produto pode ser encontrado na faixa de R$ 30, segundo pesquisa feita no aplicativo Menor Preço na manhã desta quarta-feira (10). Um dos motivos dessa alta é o clima.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Preços de alimentos e bebidas caíram 0,14% no Paraná em 2023

Adriano Nunomura, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), de Apucarana, explica que o excesso de chuvas nos meses de outubro e novembro do ano passado atrasaram os trabalhos de plantio e causaram perdas na produção do arroz nas regiões produtoras. “Com essa redução na produção, a tendência é de aumento nos preços, principalmente quando o produto tem demanda contínua como no caso do arroz”, pontua.

continua após publicidade

Conforme o Índice de Preços Regionais - Alimentos e Bebidas (IPR), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o arroz branco registrou uma das maiores altas no Paraná em 2023, fechando o ano com aumento de 31,84%. O alimento ficou atrás apenas da laranja-pera (41,84%). Outra alta importante foi do tomate (20,56%). Os aumentos observados em laranja e arroz estão relacionados à insuficiência de oferta frente a demanda e ao baixo estoque do cereal.

O cenário brasileiro segue a tendência mundial de aumento de preços desse alimento, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Responsável por 40% do fornecimento global de arroz, a Índia é apontada como a principal vilã para esse quadro, após adotar, em julho do ano passado, restrições às exportações. Por isso, o preço do arroz no mercado mundial atingiu o maior patamar dos últimos 15 anos em 2023.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Preço do arroz dispara nos supermercados por conta do clima"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!