Portal da transparência é ajustado para dispositivos móveis - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Tecnologia da Informação

Portal da transparência é ajustado para dispositivos móveis

Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Prefeitura de Apucarana promoveu evoluções no Portal da Transparência, com o objetivo de facilitar o acesso das informações a partir de dispositivos móveis. Os principais ajustes foram a implantação do sistema responsivo que adapta o formato do portal a qualquer celular e de um sistema de busca, além de um tópico destacado para a prestação de contas relacionada ao enfrentamento do Covid-19.

O prefeito Junior da Femac afirma que o portal já atendia as exigências de acessibilidade e que os ajustes visam aprimorar o sistema. “Buscamos sempre promover evoluções no sistema, como a implantação de um mecanismo de busca, para que todo cidadão consiga acessar com facilidade e rapidez as informações que deseja”, ressalta Junior da Femac.

O Portal da Transparência está hospedado dentro do site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). De acordo com André Burin, superintendente do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), um levantamento apontou que a maioria das pessoas acessa o portal da transparência através de dispositivos móveis. “Implementamos o design responsivo, que se adapta a qualquer resolução e ajusta a página à largura de cada dispositivo”, explica Burin.

Segundo o superintendente do DTI, um mecanismo de busca também foi implantado visando facilitar a navegação. “ O objetivo é que pessoas que estão buscando informações pela primeira vez no portal, e que não estejam familiarizados com os menus, consigam encontrar o que procuram inserindo a palavra-chave no sistema de busca”, esclarece Burin.

As ações e a prestação de contas relacionadas ao enfrentamento do Covid-19 também ganharam destaque no portal. “Foi inserido um menu no topo da página , com redirecionamento para o informativo que é atualizado diariamente sobre a  situação da pandemia em Apucarana.  Neste menu o cidadão também tem acesso à prestação de contas, onde poderá visualizar todas as publicações oficiais sobre o Covid-19, licitações, contratos, receitas e despesas”, cita Burin, acrescentando novas evoluções estão em estudo e deverão ser implementadas em breve.

Deixe seu comentário sobre: "Portal da transparência é ajustado para dispositivos móveis"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.