Apucarana

Porque a Catedral de Lourdes tem São Pedro e São Paulo na construção

Da Redação ·

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana é uma das mais belas obras da arquitetura sacra do Brasil e também a única em homenagem a santa no país. Uma das curiosidades da construção, são dois nichos no meio da fachada com as imagens dos apóstolos Paulo e Pedro, um de cada lado na parte superior da porta na frente da igreja.

continua após publicidade

O bispo diocesano de Apucarana Dom Carlos José, explica o projeto com a inclusão dos santos católicos. "A exemplo de como é nas grandes catedrais de todo mundo, aqui também foram construídas as paredes com os lugares especiais para a disposição de Pedro e Paulo, a começar pelo Vaticano onde é assim", explica o bispo.

A construção da Catedral, foi coordenada pelo padre Armando Círio, da Congregação dos Oblatos de São José, então pároco da igreja Nossa Senhora de Lourdes, no final de 1948. Foi ele que percebeu a cidade crescendo e era preciso uma igreja maior, então a obra da majestosa Catedral de Lourdes, tomou forma tal como é hoje.

continua após publicidade

Mas, ainda os espaços estavam sem as imagens dos apóstolos até a virada do século. "Por décadas aqueles nichos ficaram vazios até o momento em que o Padre Voltarelli - que atualmente está em Ivaiporã - e era pároco da Catedral, coordenou os trabalhos para a colocação das imagens dos principais apóstolos de Jesus na construção", detalha.

Segundo o bispo é tradicional que nas catedrais, haja a presença dessas imagens naquela disposição. "Acima e ao lado da porta, eles representam as colunas da nossa igreja", conclui Dom Carlos.

Esta semana, Apucarana celebrou a padroeira da cidade, Nossa Senhora de Lourdes no dia 11, feriado municipal. Devido à pandemia, os momentos de orações foram especiais com carreata e bênção à Gruta de Lourdes, em construção no Parque Ecológico da Redenção.