Moradores do Residencial Araucária, na zona norte de Apucarana, denunciaram ao TNOnline que uma das nascentes do Lago Tarumã-Ouro Fino estaria sendo poluída com descarte de dejetos químicos no local.
📰 LEIA MAIS: Quem é o atleta que vai correr maratona inédita em Apucarana
De acordo com um morador da região, a poluição é mais frequente quando chove na localidade.
"Sempre que chove, acaba vindo esses dejetos junto da água e vai tudo para o lago", diz.

Ainda, segundo uma moradora que conversou com a nossa reportagem, a situação é recorrente no local.
"Faz tempo que está acontecendo essa situação. A água desce cheia de espuma e com mau cheiro. Estão poluindo o nosso lago", denuncia.
Sema investiga crime ambiental
Procurada pelo TNOnline, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), foi até o local e confirmou a veracidade das denúncias. O secretário Diego da Silva foi pessoalmente ao local e acionou a Guarda Civil Municipal de Apucarana.
Diego da Silva também entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT).
"Constatamos que realmente o local está sendo poluído, além da espuma, há um forte mau cheiro na água. Nós vamos identificar a origem desta poluição", disse o secretário.
Amostras dos resíduos e da água do lago serão colhidas e examinadas pelos técnicos do IAT, após acionamento da Sema.
"O IAT tem a competência para fazer esse trabalho e vai fazer a análise em laboratório desse material, posteriormente vamos identificar a origem dessa poluição e tomar as medidas cabíveis", informou.
Ainda, segundo o secretário, a população pode ajudar denunciando crimes ambientais direto para a Sema ou para a GCM.
"A população pode denunciar pelo telefone 3423-0142 (Sema) ou pelo número 153, da GCM, que nós vamos averiguar as denúncias e procurar os responsáveis pelos eventuais crimes ambientais", salientou.
Nota da Sema
"Em resposta à denúncia recebida sobre uma possível contaminação originária de uma mina próxima ao Parque Industrial Norte, que estaria atingindo o Lago Tarumã, com relatos de água espumosa e com odor característico, informamos que uma equipe técnica foi imediatamente deslocada ao local, acompanhada pela Guarda Municipal, para avaliar a situação.
Já entramos em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) para solicitar uma análise detalhada da água, com o objetivo de identificar os componentes poluentes e suas possíveis origens. Essa medida é crucial para apontar eventuais responsáveis por esse crime ambiental.
Vale ressaltar que a Secretaria de Meio Ambiente está atenta ao caso e acompanha de perto as investigações, em conjunto com demais órgãos competentes. As empresas ou indivíduos responsáveis por danos ambientais estão sujeitos a penalidades severas, incluindo multas pesadas, embargo de atividades e até responsabilização criminal, conforme previsto na legislação ambiental vigente"

📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
Deixe seu comentário sobre: "Poluição em nascente de lago em Apucarana será investigada pela Sema"