MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

Políticas voltadas a crianças autistas são discutidas na Câmara

Debate desta segunda-feira (8) contou com a presença de integrantes da AMAA e do vereador Jairo Tamura (União), de Londrina

Da Redação

·
Sessão ordinária desta segunda-feira (8)
Icone Camera Foto por Reprodução
Sessão ordinária desta segunda-feira (8)
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2024, 19:40:51 Editado em 08.04.2024, 19:41:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A necessidade de políticas voltadas às crianças com transtorno do espectro autista dominou os debates nesta segunda-feira (08) na Câmara de Apucarana.

continua após publicidade

A tribuna livre da casa contou com a presença de integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA) e também do vereador Jairo Tamura (União), de Londrina, que atua na conscientização sobre o autismo e é autor de diversas leis que estão em vigor em Londrina.

-LEIA MAIS: Inscrições para a 4ª edição da 'CorriDown' em Apucarana estão abertas

continua após publicidade

Cristina Pedroso, da AMAA, falou sobre a Semana de Conscientização do Autismo. Durante pronunciamento, ela relatou dificuldades que as crianças autistas têm na rede municipal de ensino, com dificuldades de pedir para ir ao banheiro e tomar água, e pediu apoio do município para atender os meninos e meninas com transtorno do espectro autista.

Por isso, ela defendeu a disponibilização de equipes multidisciplinares para auxiliar essas crianças na rotina escolar. “Essa falta (de apoio) afeta o desenvolvimento e autonomia das crianças”, disse.

O vereador Jairo Tamura destacou a importância dos vereadores de Apucarana aprovarem projetos voltados aos autistas. Ele também defendeu a divulgação de mais informações para que todos tenham mais conhecimento sobre o assunto e possa, assim, atuar em defesa dessas crianças. O vereador reforçou ainda o pedido de criação de equipes multidisciplinares no município para atender os autistas com mais qualidade.

continua após publicidade

Durante a votação, os veradores aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei do vereador que dispõe sobre o prazo de validade do Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista no Município de Apucarana, de autoria do vereador Moisés Tavares (PP).

Outros projetos aprovados tratam da regulamentação a velocidade no entorno do Parque Jaboti, que estabelece no âmbito do município de Apucarana sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais e que institui a lei "Arthur Gabriel Vieira Borges", que inclui no calendário oficial de eventos do Município de Apucarana o "Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia", a ser comemorado no dia 17 de abril de cada ano. Um outro projeto, incluído em regime de urgência, também foi aprovado, prevendo mudanças nas prerrogativas processuais da Procuradoria Jurídica do Legislativo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Políticas voltadas a crianças autistas são discutidas na Câmara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!