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    PM divulga edital para eleições no Conselho Comunitário de Segurança

    PM divulga edital para eleições no Conselho Comunitário de Segurança
    Foto por Reprodução TN
    Escrito por Cezar Neves
    Publicado em 26.01.2021, 18:18:39 Editado em 26.01.2021, 18:18:46
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    O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana divulgou nesta terça-feira (26), o edital de convocação para eleições do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da cidade. As eleições estão previstas para o dia 23 de fevereiro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Apucarana das 18h às 20h e as inscrições devem ser feitas a partir desta divulgação.

    O Conseg de Apucarana este ano completa 37 anos de existência. O oficial da PM, major Vilson Laurentino ressalta o valor da participação da comunidade nas ações de segurança pública. “As eleições para uma nova chapa são muito importantes para que as pessoas possam participar ativamente da segurança do município”, ressalta.

    O documento expressa que a 'Presidência' do processo eleitoral será exercida conjuntamente pelos Membros Natos (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal) do CONSEG, em sistema de responsabilidade solidária. “O Conseg de Apucarana é uma entidade elo de ligação entre a comunidade e os órgãos municipais, estaduais e federais”, explica o major.

    O trabalho é voluntário e pode colaborar para a segurança do município. “Assim, os que quiserem concorrer com uma chapa, seja da comunidade ou instituições, que acessem o site do Conseg Paraná e façam as inscrições através de requerimento próprio”, pontua Vilson.

    As chapas concorrentes deverão ser apresentadas por Requerimento de Inscrição de Chapa,conforme modelo disponível no site da Coordenação Estadual dos CONSEGs, devidamente acompanhado dos respectivos Atestados de Antecedentes Criminais de todos os inscritos, disponível gratuitamente pelo site do Instituto deIdentificação do Paraná , protocolado junto aos Membros Natos, a partir do dia 26 de janeiro de 2021 até o início da eleição, no Décimo Batalhão de Polícia Militar de Apucarana.

    Para se candidatar é necessário residir, trabalhar, estudar ou representar organização que atue na área de circunscrição do “CONSEG Município de Apucarana ”, ser voluntário, ter idade mínima de 18 anos, ter conduta ilibada e idoneidade moral, a ser conferida pela Coordenação Estadual dos CONSEGs, necessária para o exercício das funções junto ao CONSEG.

    Ainda conforme o edital, poderão votar e ser votados os membros das chapas participantes e a comunidade que por meio de comprovante, residir, trabalhar, estudar ou representar organização que atue na área de circunscrição do “CONSEG Município de Apucarana”, e ter idade mínima de 18 anos.

    A informação da composição das chapas que devem conter as opções para: Presidente; Vice-Presidente; 1º Secretário e 1° Tesoureiro, que integrarão a Diretoria Executiva. Além de integrantes para as funções de 2º Secretário e 2º Tesoureiro, ambos integrantes da Diretoria Executiva, bem como os 3 (três) Membros para composição do Conselho Fiscal são opcionais.

    Por fim, caso apenas uma chapa se habilite ao processo eleitoral, a eleição se dará por aclamação.

    Com assessoria do 10º BPM

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