MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Plantio de mudas marca Dia da Árvore em Apucarana

Apucarana fez nos últimos anos o plantio de mais de 17 mil árvores na área urbana

Da Redação

·
Plantio de mudas marca Dia da Árvore em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2020, 20:47:16 Editado em 21.09.2020, 20:47:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Dia da Árvore foi comemorado simbolicamente nesta segunda-feira (21) em Apucarana com ao plantio de 20 mudas de palmeiras no entorno da Secretaria Municipal da Meio Ambiente, no Lago Jaboti. Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus eventos mais abrangentes, envolvendo estudantes, não puderam ser realizados.

continua após publicidade

“Uma consciência sobre a importância da árvore deve ser constante, mas em datas como a de hoje vale destacar alguns de seus benefícios na vida do ser humano. Sem mencionar dados mais técnicos, na praticidade do dia a dia ela proporciona sombreamento, propicia um micro clima ameno, permitindo temperaturas mais baixas no verão e menos frias no inverno. As árvores fazem esse controle de temperatura, além da beleza cênica”, relaciona o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Bobig.

De acordo com Bobig esses benefícios deveriam pesar mais do que os transtornos alegados para os pedidos de corte de árvores que chegam a Secretaria do Meio Ambiente. “Temos pelo menos 900 solicitações de corte e podas de árvores no momento. As justificativas vão deste a sujeira causada pelas flores e folhas, entupimento de calhas e quebras de calçada pelas raízes”, informa Bobig.

continua após publicidade

O secretário afirma que o Município só autoriza o abate em casos de necessidade e que ofereçam riscos às pessoas, mediante registro fotográfico e a elaboração de um laudo técnico. “Além das ações de plantio que fazemos constantemente, estamos orientando as pessoas a fazer a substituição programada, que consiste primeiro no plantio de uma muda ao lado da árvore de grande porte. Somente depois quando essa muda crescer e se fixar, a pessoa poderá buscar a possibilidade do abate”, orienta Bobig.

Seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização, Apucarana fez nos últimos anos o plantio de mais de 17 mil árvores na área urbana. São espécies de porte menor (cerejeira, quaresmeira, ipê, aroeira salsa, manacá da serra, palmeira imperial, oiti e ibisco), que causam menos conflitos com a rede de energia e diminuem os riscos com a queda de galhos. Com relação às árvores antigas, a Prefeitura mantém constante o trabalho de manutenção com a poda e, caso laudo técnico aponte necessidade, com a substituição.

Para o mês de outubro, a prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem programado o plantio de 2,2 mil mudas de árvores no Parque da Raposa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Plantio de mudas marca Dia da Árvore em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!