Com as baixas temperaturas dos últimos dias, não são apenas os humanos que aparecem bem agasalhados por aí. Muitos tutores já correm para proteger também os seus animais de estimação e colocam roupas nos bichinhos. Mas, afinal, existe necessidade de vestir os pets no inverno? Os pelos naturais não são suficientes para protegê-los do frio?
-LEIA MAIS: Paolla Oliveira posta com os pets e os seguidores reagem nas redes
A veterinária Raquel Scaff, de Apucarana, defende a medida. “Sou a favor somente no inverno, com a função de aquecer mesmo. Alguns cães, assim como os humanos, sentem mais frio que os outros”, analisa a profissional. Segundo Raquel, os cães demonstram frio através de tremores e extremidades geladas (patinhas e orelhas). Eles também ficam encolhidos, procurando lugares mais quentes.
Ela admite que o assunto é polêmico. No entanto, a apucaranense afirma que a orientação é preservar sempre o bem-estar do animal. “Se o animal não for acostumado a usar roupas, o tutor deve optar por cobertores e mantas”, pontua.
Em relação aos cães de pelo longo, Raquel afirma que eles não sentem tanto frio. Caso o tutor opte por agasalhá-lo, ela afirma que é necessário que o dono tire a roupa dos animais e escove a pelagem diariamente para evitar que se formem nós e depois seja preciso tosar o cão.
Ela pede bom senso. “Já vi muitos casos de tutores colocarem a roupa no pet e deixarem até por uma semana sem tirar para pentear. Quando tira a roupa, o pelo está embolado ao extremo, sem ter como salvar”, comenta.
No caso de cães de grande porte, que dormem no quintal e recusam roupas, Raquel afirma que é importante forrar o chão com papelão e colocar um pallet para o cachorro dormir em cima, evitando assim a friagem.
No inverno, a veterinária dá outra dica que considera importante: ter cuidado redobrado com cães idosos por conta das dores articulares e problemas respiratórios.
Deixe seu comentário sobre: "Pets precisam mesmo de roupa no frio? Veterinária responde"