MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Pessoas com Síndrome de Down podem levar uma vida normal

Gestora de pessoas diz que funcionário com SD não só aprende, mas também ensina a todos os funcionários.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2022, 13:21:04 Editado em 21.03.2022, 15:18:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

José Eduardo Nogueira de Araújo, de 33 anos, que mora em Apucarana, está trabalhando na Unimed Apucarana desde outubro. O rapaz, com Síndrome de Down, participa do programa de responsabilidade social “Inclusive”, que tem foco em abrir oportunidades aos indivíduos no mercado de trabalho, com objetivo de dar autonomia e independência, além de contribuir na luta contra o preconceito.

continua após publicidade

“A sociedade e o mercado competitivo têm cada vez mais exigido empresas sustentáveis, não sendo mais um diferencial, e sim uma imposição. Ações de responsabilidade social, ambiental, econômica e de governança, devem fazer parte do cotidiano também das operadoras de planos de saúde”, conta o presidente da Unimed Apucarana, Ribamar Maroneze.

Nesta segunda-feira (21), comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down e a reportagem do TNOnline conversou com José Eduardo que contou que não vê empecilho para desenvolver os afazeres do dia a dia no trabalho. “Eu sou muito feliz, trabalhando aqui, eu ajudo a ajudar pessoas”, disse José.

continua após publicidade

Para a analista de departamento pessoal da Unimed, Josiana de Lima Azevedo, os portadores de deficiência precisam ser estimulados para ter boa qualidade de vida e poder realizar qualquer coisa.

“José tem a capacidade de aprender, na verdade não só ele, mas qualquer pessoa com algum tipo de deficiência. Eu por exemplo, tenho uma filha que é autista e desde quando ela foi diagnosticada, trabalhamos intensivamente com terapias e a gente vê a evolução dela diariamente, e com o José não é diferente ,ele tem 33 anos, faz terapias a vida toda, então tudo que é treinado ele aprende, e ele consegue replicar no ambiente de trabalho. Eles são capazes de fazer tudo que a gente faz”, afirma Josiana.

Ela ainda explicou da importância de trabalhar a questão da inclusão social no ambiente de trabalho, pois todos têm diferenças, por isso é essencial que saibam respeitar e lidar com as diferenças de cada um. “Eles são diferentes, mas podem ter uma vida normal. É muito gratificante trabalhar do lado do José, ele chega de manhã sorrindo feliz, ele traz essa alegria para o ambiente de trabalho”, conta a analista.

continua após publicidade

Para a assistente de Responsabilidade Social da Unimed Mira Prates, o Programa Inclusive está sendo ótimo para o José e para os funcionários, pois todos têm a oportunidade de aprender com o rapaz.

"Através do trabalho o José cria responsabilidades pois o trabalho exige isso, além de dar a chance de ele conseguir conquistar as coisas que ele tem vontade. O José nos ajuda muito, ele cuida da parte de agenda das clínicas, lança tudo no computador, além de auxiliar nos setores em geral. O programa mostra que todos são capazes, basta treinar, assim como todos precisam de treinamento. Ele está desenvolvendo um excelente trabalho", finaliza Mira.

continua após publicidade


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Pessoas com Síndrome de Down podem levar uma vida normal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!