MAIS LIDAS
VER TODOS

orientação

Perda de placa de veículo em alagamento deve ser registrada na PCPR

Serviço está disponível pela internet, e registro de boletim de ocorrência evita transtorno por uso indevido da identificação do automóvel

Da Redação

·
Registro é feito com a Polícia Civil
Icone Camera Foto por Fabio Dias/EPR
Registro é feito com a Polícia Civil
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2024, 16:27:35 Editado em 27.01.2024, 16:27:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta a quem perdeu ou extraviou a placa do veículo que registre boletim de ocorrência pela internet, caso isso tenha ocorrido dentro dos limites do estado. Durante essa época do ano, com chuvas intensas e alagamentos, aumenta a possibilidade deste tipo de ocorrência.

continua após publicidade

Ao notar a ausência da placa, é importante que o proprietário registre a ocorrência, desta forma evita problemas com a apropriação e uso indevido por terceiros. De acordo com o delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Fábio Amaro, com o registro boletim de ocorrências, em caso de localização da placa seja possível realizar a restituição.

-LEIA MAIS: Caminhão com 27 toneladas de ferro perde freio e usa área de escape

continua após publicidade

“É importante que a pessoa registre boletim de ocorrência de extravio de placa. Até para que a gente possa, caso a população nos leve os objetos, restituir a placa para que então os ofendidos não tenham aquele dificultador de ir ao despachante para refazer a placa”, diz Amaro.

O morador de Guaratuba, Darci Silva Leão, perdeu a placa de seu automóvel durante um alagamento no Litoral. “Perdemos a placa durante um alagamento em Guaratuba e quando percebemos a falta dela fomos a delegacia fazer um boletim e a placa estava lá. Isso nos poupou o transtorno enorme de ter que confeccionar outra placa”, conta Silva.

O delegado orienta que caso seja localizada uma placa perdida, ela seja entregue em uma das delegacias. “Há um local específico em que essas placas de identificação dos veículos são acondicionadas. Caso haja necessidade, vamos entrar em contato com os condutores dos automóveis através de uma checagem nos nossos sistemas e eventualmente, se o telefone estiver atualizado, a gente faz a devolução e a restituição do objeto”.

continua após publicidade

COMO REGISTRAR - O registro online é rápido e evita deslocamentos desnecessários. Basta acessar o site da PCPR, em www.policiacivil.pr.gov.br/BO. Há uma opção específica para o registro de extravio, perda ou furto de placas veiculares.

O cidadão que não tiver acesso à internet ou deseje atendimento presencial pode fazer seu boletim de ocorrência em qualquer delegacia da PCPR em todo o Paraná.

NOVO EMPLACAMENTO – No caso de perda ou extravio, o Detran orienta que as placas padrão Mercosul podem ser solicitadas direto numa estampadora, com o documento do veículo e o boletim de ocorrência. O endereço dos estabelecimentos pode ser consultado no site do Detran. Se for uma placa antiga anterior ao padrão Mercosul, ele precisa comparecer ao Detran, para emissão de um novo documento e trocar para o padrão Mercosul.

Se a placa for recuperada, caso seja padrão Mercosul ele poderá colocá-la por conta própria.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Perda de placa de veículo em alagamento deve ser registrada na PCPR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!