MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Pastoral realiza projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança

A Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Núcleo João Paulo em Apucarana, desenvolve o projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança. Segundo Amauri Henrique Rosina, coordenador da Pastoral, o projeto tem a intenção de a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2021, 13:34:29 Editado em 20.03.2021, 18:09:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Núcleo João Paulo em Apucarana, desenvolve o projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança.

continua após publicidade

Segundo Amauri Henrique Rosina, coordenador da Pastoral, o projeto tem a intenção de ajudar a preservar o meio ambiente. "A Pastoral do Meio Ambiente, preocupada com o Cuidado da Casa Comum, como prega Papa Francisco, em busca de um desenvolvimento responsável e sobre a preservação ambiental, iniciou visitas nas nascentes que abrange a área da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, com o objetivo de conhecer, conscientizar e desenvolver projetos voltados para esse bem comum e tão precioso, que é fonte de vida, a água". disse.

Amauri explicou que Apucarana se encontra sobre um espigão que é um divisor de águas, com muitas nascentes, de 3 bacias hidrográficas muito importantes do estado do Paraná, que são: Rio Tibagi, Rio Ivaí e Rio Pirapó. "Este último é o responsável pelo abastecimento de água da cidade de Apucarana, município onde o mesmo nasce em perímetro urbano, ou seja, na cidade. Todas as nascentes que são responsáveis pelo abastecimento de água do nosso município, nascem dentro do limite do nosso município. Os córregos Jurema e Ipiguá, que margeiam os limites da nossa paróquia, se juntam e desaguam diretamente o Rio Pirapó, que por sua vez abastece a cidade de Apucarana, portanto somos responsáveis por cuidar e preservar as nascentes que fornecem água para nós mesmo. A partir desta realidade nos tornamos ainda mais responsáveis em cuidar da nossa Casa Comum, como Papa Francisco se refere ao planeta Terra, em sua carta Encíclica Laudato Si, com ações que auxiliam direta e indiretamente na preservação das águas e das matas ciliares", detalha.

continua após publicidade

A pastoral tem realizado visitas nas nascentes e identificando os problemas. "A primeira visita foi realizada na propriedade da família Bertacco, que cuida deste espaço, há aproximadamente 30 anos, mesmo antes de se tornar área urbana, onde eram responsáveis por esta nascente que irrigava a horta da família, atividade que ainda é mantida pela matriarca da família e uma das suas filhas, até nos dias atuais. Esta visita inicial, foi acompanhada pelo idealizador deste projeto e pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Apucarana, padre Laércio José de Lara, onde a família Bertacco nos acolheu com muito carinho neste espaço que se confunde com a história da família, em Apucarana, de onde vieram de Mato Grosso para se instalarem na nossa cidade. A nascente principal está demarcada bem próximo a uma figueira, plantada pelo patriarca da família, para demarcar o local. Árvore esta, protegida por Lei, mais um motivo para que esta nascente seja preservada por gerações futuras. A água é fonte de vida, devemos preservá-la para a manutenção e preservação da vida. Deus criou o mundo e nos confiou para cuidar e cultivar, portanto vamos fazer com responsabilidade e consciência, para a nossa e as futuras gerações", conta Amauri.

Todo trabalho da pastoral é divulgado através de um blog. Na segunda-feira (20), será realizada a Missa das Águas, em comemoração aos dia Mundial da Água.

A celebração será ás 18h30 e será transmitida nas redes sociais,por causa da pandemia, a celebração será online.

Haverá também a bênção das águas para as pessoas que estiverem acompanhando pela página do Facebook da Paróquia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Pastoral realiza projeto: Água Fonte de Vida, Fé e Esperança"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!