Apucarana

“Passe livre” para gestantes começa dia 2 de setembro

O benefício será custeado pela prefeitura, com recursos próprios do município em um investimento mensal estimado em R$ 300 mil/ano.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia “Passe livre” para gestantes começa dia 2 de setembro
“Passe livre” para gestantes começa dia 2 de setembro

As gestantes de Apucarana atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Casa da Gestante, e pela rede particular terão acesso à gratuidade no transporte coletivo de passageiros a partir da próxima quinta-feira, dia 2 de setembro. O benefício, assegurado pela Lei Municipal nº 039/2021, visa garantir o deslocamento das gestantes na realização de consultas, acompanhamento médico, exames pré-natais e também no pós-parto.

continua após publicidade

As mulheres beneficiadas terão direito a 100 passes que podem ser utilizados durante 11 meses, a contar do início da gestação. O benefício será custeado pela prefeitura, com recursos próprios do município em um investimento mensal estimado em R$ 300 mil/ano.

A lei municipal do “Passe livre para gestante”, sancionada pelo prefeito Juniorda Femac, atende uma reivindicação feita pelos vereadores Jossuela Pirelli e Luciano Facchiano, autores da proposta abraçada pela prefeitura.

continua após publicidade

Em reunião para definir a data de início de vigência da lei, hoje no gabinete municipal, Junior da Femac conduziu as decisões para que os passos de obtenção do benefício sejam o mais simplificado possível (confira no quadro). O encontro teve a participação da representante da empresa VAL, Marli Rodrigues, que será responsável pela emissão do cartão eletrônico de passe livre.

“É um programa inédito em Apucarana, que visa estimular as mães a fazerem o pré-natal para o seu bebê nascer mais saudável. Agradeço a inspiração e sensibilidade dos vereadores Jossuela e Facchiano. Obrigada por propor uma ideia que nos permite, como gestor municipal, beneficiar crianças e as mamães”, afirma o prefeito.

Jossuela também se manifestou em forma de agradecimento. “Obrigada prefeito por abraçar nossa proposta. Temos um gestor que tem um olhar muito cuidadoso com as mulheres de Apucarana”, disse a vereadora.

continua após publicidade

O vereador Facchiano definiu o passe livre das gestantes como uma grande conquista na área da saúde no município. “É resultado de uma união de esforços e todos os envolvidos merecem louvor”, declara Facchiano, lembrando a parceria da VAL neste projeto.

A coordenadora da Casa da Gestante, enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves (Cidinha), estima que torno de 700 das 1,5 mil mulheres que realizam o pré-natal na rede pública municipal irão se beneficiar do passe livre das gestantes. “Vocês não têm a dimensão do ganho que isso representa para nossas gestantes. Convivo diariamente com a dificuldades financeiras que muitas delas enfrentam para se deslocar até as consultas do pré-natal”, relata Cidinha.

Neste ano, a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, um aparelho de ultrassom de última geração para Casa da Gestante de Apucarana. O equipamento, que gera imagens coloridas, além fazer os exames obstétricos também realiza os exames morfológicos do 1º, 2º e 3º trimestre da gestação e ainda o Doppler que avalia o fluxo de sangue da placenta para o bebê.

continua após publicidade

Também participaram da reunião no gabinete municipal o diretor–presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, assistentes sociais do município e representantes da VAL.

Passos para a gestante obter o “Passe Livre”

continua após publicidade

1- Ter o registro atualizado junto ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Para isso é só se dirigir, após agendamento, a um dos 4 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município ou ir direto na Casa da Gestante.2- Ter em mãos a declaração de gestante fornecida pela Casa da Gestante.3- De posse da declaração de gestante, comparecer ao escritório da VAL, localizado na Rua Rio Branco, 652, próximo ao terminal urbano. Neste local será gerado o cartão eletrônico de passe livre.

ENDEREÇOS E TELEFONES DOS CRAS DE APUCARANA

CRAS 1

continua após publicidade

Avenida Central do Paraná, 1420

Jardim América

Telefone: 3426-7355CRAS 2

continua após publicidade

Rua Ilson Ferreira Guerra, 15

Sumatra I

continua após publicidade

Telefone: 3423-4252

CRAS 3

Rua José Garcia Peres, 111

Vila Reis

Telefone: 3456-1569

CRAS 4

Travessa Tito Cerasoli, S/N° em frente ao n° 75

Vila Regina

Telefone: 3424-1470

 

“Passe livre” para gestantes começa dia 2 de setembro fonte: Reprodução