MAIS LIDAS
VER TODOS

política

Partidos buscam novos filiados para as eleições em Apucarana

Existem no município 29 partidos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aptos para a disputa eleitoral de 2024

Da Redação

·
Partidos se movimentam em busca de novos filiados
Icone Camera Foto por Reprodução
Partidos se movimentam em busca de novos filiados
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.07.2023, 09:54:44 Editado em 30.07.2023, 09:54:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigentes dos partidos políticos de Apucarana já estão se movimentando na busca de novos filiados visando as eleições municipais do ano que vem. O objetivo é ter nos seus quadros lideranças políticas com grande potencial de voto para a disputa eleitoral, seja para prefeito, vice ou a vereador.

continua após publicidade

Em Apucarana, existem 29 partidos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aptos para a disputa eleitoral de 2024, somando 7,7 mil filiados. Desses, os que têm maior número de filiados são o Progressistas (PP), com 916 pessoas inscritas na legenda, o Partido dos Trabalhadores (PT), com 884, e o MDB, com 777 filiados. Na sequência vêm o União Brasil, com 614, o PSDB, com 609, o PDT, com 595, o PL, com 498, e o PTB, com 485 filiados.

-LEIA MAIS: Baile do Chapéu de Palha para terceira idade é realizado em Apucarana

continua após publicidade

Esses são números oficiais do TSE contabilizados até 30 de junho deste ano.

Vale lembrar que, para se candidatar a algum cargo eletivo, o interessado deve obrigatoriamente estar filiado a algum partido e num prazo mínimo de seis meses antes da data do pleito eleitoral, conforme estabelece o artigo 9 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

Apesar de ter o maior número de filiados em Apucarana, o Progressistas (PP) continua em busca de mais gente para integrar os seus quadros. “O PP, historicamente, sempre foi o maior partido em Apucarana e assim estamos procurando nos manter”, afirma o presidente Laércio de Morais. No entanto, ele salienta que a estratégia hoje é buscar apenas lideranças pontuais, com grande potencial para disputar cargos eletivos em 2024.

continua após publicidade

O MDB é um dos partidos que mais está se movimentando na cidade visando seu fortalecimento para a disputa eleitoral. Segundo seu presidente, o vereador Tiago Cordeiro de Lima, o trabalho de filiações já começou e é grande o número de pessoas que estão aceitando o convite ou se filiando por conta própria. Segundo ele, muitos que deixaram o partido no passado agora estão voltando. “Nós já temos mais de mil filiados ao MDB, porque temos muitos nomes que ainda não foram enviados para registro na Justiça Eleitoral”, afirma.

Além disso, o partido trabalha na sua estruturação e fortalecimento, com a criação do MDB Jovem, MDB Mulher e o MDB Afro.

O PL, partido do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, é presidido em Apucarana pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara, José Airton Deco de Araújo, que inclusive integra a legenda desde sua origem em 1998, quando era PL, depois passou para PR e voltou para PL.

continua após publicidade

“Sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL cresceu e se fortaleceu bastante no País e não foi diferente em Apucarana”, diz Deco, salientando que vem trabalhando para aumentar o número de filiados, porém de pessoas que comungam com a mesma ideologia do partido. Segundo ele, o PL trabalha para ter candidatos a prefeito e uma chapa completa de candidatos a vereador no pleito de 2024.

PSD formata nova comissão

continua após publicidade

O PSD de Apucarana tem como presidente o ex-prefeito e atual secretário estadual da Saúde e deputado federal licenciado Beto Preto. O partido, no entanto, está formatando uma nova comissão provisória visando sua coordenação e fortalecimento para as eleições de 2024.

O trabalho de fortalecimento da legenda está hoje sob responsabilidade do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, que deverá assumir a presidência da nova comissão provisória, por indicação do próprio Beto Preto.

Paulo Vital diz que vem mantendo contatos com importantes lideranças de Apucarana, não só políticas, como também comunitárias, empresariais, rurais, enfim, de todos os segmentos da sociedade, para se filiarem ao PSD e fortalecer ainda mais o grupo para as eleições de 2024. “Nós estamos fazendo este trabalho de contato, mas sempre com a orientação do líder maior do nosso grupo político, que é o Beto Preto”, frisa Paulo Vital.

O presidente do PTB, ex-prefeito João Carlos de Oliveira, assegura que o partido também está em busca de novos filiados, especialmente de pessoas que têm interesse e potencial de se candidatar a algum cargo eletivo em 2024.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Partidos buscam novos filiados para as eleições em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!