MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Paróquia que deu origem à Catedral de Apucarana completa 80 anos

Data será celebrada com a reinauguração do Parque da Redenção nesta sexta-feira (8)

Da Redação

·
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes veio a se tornar a Catedral de Apucarana,
Icone Camera Foto por TNONLINE
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes veio a se tornar a Catedral de Apucarana,
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2023, 08:41:40 Editado em 08.12.2023, 08:48:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que veio a se tornar a Catedral de Apucarana, completa 80 anos de existência nesta sexta-feira (8). A data será festejada com a reinauguração do Parque da Redenção, com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira, às 16 horas. A celebração ocorre apenas um mês antes do município completar oito décadas e também marca o início das celebrações alusivas aos 60 anos da Diocese de Apucarana.

continua após publicidade

De acordo com o historiador da Diocese, padre José Roberto Rezende, a paróquia foi criada em 8 de dezembro de 1943 mediante decreto assinado pelo bispo diocesano de Jacarezinho, Dom Ernesto de Paula. Na época a paróquia era responsável por uma área que onde hoje estão os municípios de Apucarana, Novo Itacolomi, Cambira, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí.

- LEIA MAIS: Parque da Redenção será reinaugurado nesta sexta-feira em Apucarana

continua após publicidade

“A paróquia é mais antiga que o município”, destaca o padre.A data, segundo Resende, é significativa uma vez que coincide com a primeira missa na cidade, realizada onde atualmente está o Platô da Praça Ruy Barbosa. Oito de dezembro também tem um significado religioso, pois marca a proclamação do dogma de Nossa de Senhora Imaculada Conceição pelo papa Pio IX, o que Resende classifica como uma “santa coincidência”.

O dogma da Igreja Católica afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção. E uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria é Nossa Senhora de Lourdes.O decreto de criação saiu em dezembro, mas a paróquia só foi instalada em 18 de março do ano seguinte. “Quando a paróquia foi criada, havia uma capela de madeira. A estrutura foi erguida em 1941 onde atualmente está a estátua do Ruy Barbosa. Naquela época nem se sonhava com asfalto e calçamento. A cidade estava começando”, conta Rezende.

Com o desenvolvimento da cidade, a capela ficou pequena e surgiu o projeto da construção de uma nova igreja. A pedra fundamental da futura Catedral Nossa Senhora de Lourdes foi lançada em 22 de fevereiro de 1949. A construção demorou quase 20 anos para ser concluída e a igreja tornou-se catedral em 28 de março de 1965, quando foi instalada a Diocese de Apucarana.

continua após publicidade

O cura da catedral, padre Marcos Donizete Bertanha, analisa que nestes oitenta anos a sociedade apucaranense mudou muito, mas a fé permanece intensa. “É interessante perceber como essa dimensão da fé nos acompanha desde o início e perpassa todo esse tempo até agora sempre com muita intensidade. Essa data marca realmente a vida dos fiéis. Nesses 80 anos o contexto social mudou muito, mas o elemento da fé permanece com bastante intensidade e de forma genuína. Percebo isso pela quantidade de pessoas que passam diariamente pela catedral”, destaca.

Segundo Bertanha, por dia mais de 200 pessoas frequentam as missas do meio-dia e às 18 horas, fora os fiéis que procuram confissão. “As missas são sempre concorridas. De manhã, ao abrir, tem muita gente e, até a hora de fechar, tem que pedir licença para os fiéis. Assim a gente percebe o quanto é preciosa”, afirma.

PROGRAMAÇÃO

continua após publicidade

O padre Marcos Donizete Bertanha, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, destaca que a programação em comemoração aos 80 anos da paróquia coincide com a celebração dos 60 anos da Diocese de Apucarana, que fará aniversário em novembro de 2024. “As celebrações vão coincidir. A reinauguração do Parque da Redenção coincide com o aniversário da paróquia. A ideia da gruta surgiu por ocasião do aniversário de 50 anos da Diocese de Apucarana por meio de um núcleo de fiéis da catedral que pensaram em fazer uma gruta. Agora, o parque vai receber muitos fiéis, que vão encontrar ali um momento de oração, de encontro com Deus e de espiritualidade”, destaca.

A missa está marcada para às 16 horas no Parque da Redenção, no Distrito do Barreiro, De acordo com Bertanha, as comemorações alusivas ao ano jubilar da Diocese de Apucarana começam com a 5ª Romaria Diocesana, que acontecerá no dia 4 de fevereiro de 2024, no Ginásio do Lagoão em Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Paróquia que deu origem à Catedral de Apucarana completa 80 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!