MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Paróquia Cristo Profeta ganha imagem de Nossa Senhora de Lourdes

Objetivo da instalação da imagem é promover a devoção à padroeira do município

Da Redação

·
Imagem de Nossa Senhora foi instalada na fachada da igreja
Icone Camera Foto por Divulgação
Imagem de Nossa Senhora foi instalada na fachada da igreja
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2023, 15:36:38 Editado em 26.09.2023, 16:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Paróquia Cristo Profeta, de Apucarana, conta agora com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes na fachada. Com 1,5 meio de altura e cerca de 50 kg, a santa foi instalada voltada para a Avenida Irati, na saída para Maringá.

continua após publicidade

A imagem foi abençoada no dia 6 de agosto pelo bispo diocesano, Dom Carlos José de Oliveira. Encomendada junto à Pietá, em Londrina, a imagem presta homenagem à Padroeira de Apucarana.

-LEIA MAIS: Com direito a crachá, Prefeitura "contrata" cachorrinha no PR

continua após publicidade

O padre Rafael Rabelo afirma que a escolha de Nossa Senhora de Lourdes ocorreu para fortalecer a devoção mariana na paróquia. “Nós temos o grupo mariano e também o terço dos homens na Cristo Profeta. Além disso, o objetivo é promover a devoção de Nossa Senhora de Lourdes, que é um pedido do bispo Dom Carlos para todas as paróquias”, diz o pároco.

Ele assinala que a igreja já conta com uma imagem de Cristo Profeta no seu interior, em referência ao nome da paróquia, e agora decidiu pela instalação da imagem da padroeira do município. A imagem foi adquirida com recursos dos fiéis, como gesto concreto na Quaresma de 2023.

HISTÓRICO

continua após publicidade

A Paróquia Cristo Profeta foi criada em 1º de julho de 1967 pelo então bispo de Apucarana, Dom Romeu Alberti. Juntamente com as paróquias “Cristo Rei” e “Cristo Sacerdote”, a comunidade faz referência às três dimensões do sacramento do batismo: sacerdotal, profética e régia.

A dimensão do profeta trata da defesa pública da vontade de Deus feita por Jesus, o grande profeta do Evangelho. A dimensão sacerdotal, por sua vez, está relacionada ao sacrifício de Jesus, que doou sua vida para a salvação da humanidade. Já a dimensão do rei está relacionada ao governo de todas as coisas. Jesus é o Rei dos reis, Senhor dos senhores, que veio ao mundo para servir e não para ser servido.

O batismo transmite essas três “funções” de Cristo. Ao ser batizado, o cristão deve servir ao próximo (dimensão régia), atuar como missionário para anunciar a palavra de Deus (dimensão profética) e oferecer seus sacrifícios diários (dimensão sacerdotal).

continua após publicidade

A criação dessas três paróquias foi inspirada no Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965. Na oportunidade, foram aprovadas mudanças na Igreja Católica, tornando a instituição mais próxima dos fiéis e também mais preocupada com aspectos sociais da população.

Para sinalizar esses novos rumos, Dom Romeu instalou as três paróquias nos extremos da cidade: Cristo Sacerdote (saída para Curitiba), Cristo Rei (saída para Londrina) e Cristo Profeta (saída para Maringá). O objetivo era acolher os visitantes e, ao mesmo tempo, aproximar a igreja da população, também por conta do crescimento demográfico de Apucarana.

A Paróquia Cristo Profeta foi instalada oficialmente em 6 de agosto de 1967, data da Festa da Transfiguração do Senhor. O padre Egídio de Vidi foi seu primeiro vigário paroquial. O religioso, que morreu em 1º de junho de 2020, permaneceu na comunidade por 36 anos.

A primeira capela foi construída em madeira e inaugurada na missa de instalação. Já o templo em alvenaria foi construído em 1977.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Paróquia Cristo Profeta ganha imagem de Nossa Senhora de Lourdes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!