Onze vereadores de Apucarana que fazem parte do Parlamento Jovem 2022 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, na última quinta-feira (28). A solenidade, que aconteceu de forma virtual pelo Canal do TRE-PR, reuniu mais de 900 estudantes do Paraná, além de contar com a participação de diplomandos e colégios contou com o acompanhamento de alguns familiares e amigos.
Além do Parlamento Jovem, foram diplomados alunos do projeto Eleitor do Futuro. Ambos de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria de Educação, Câmaras Municipais e Cartórios Eleitorais das respectivas cidades participantes.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, destacou que a participação dos estudantes nesses projetos da EJE-PR é um processo de educação cívica. “Tenho certeza que vocês sairão daqui mais seguros e confiantes de seus papéis e levarão adiante a informação correta sobre o funcionamento do processo eleitoral e da urna eletrônica”, declarou.
“Os projetos Eleitor do Futuro e Parlamento Jovem fazem parte do eixo de cidadania da EJE-PR. São atividades que fomentam a participação cidadã e que conectam a Justiça Eleitoral com a população, principalmente, estudantil”, disse o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Roberto Ribas Tavarnaro.
PARLAMENTO JOVEM APUCARANENSE
De Apucarana foram diplomados quatro alunos da Escola Prefeito Carlos Massareto: Kimberly Raiane dos Couto, Júlio Lourenço dos Novaes, Ana Luiza Ferreira Alves e Henrique de Araújo Alves; quatro da Escola Padre José Canale: Neyton Samuel de Melo Santos, Pedro Lucas Campagnucci Silva, Diny Kelly Cassiano Oliveira e Luís Felipe Fortunato da Silva e três da Escola Tadashi Enomoto: Eloá Isabelle de Oliveira, Marcela Verônica dos Santos e Juliana Vitória Spazzini Gomes.
“Parabenizamos os nossos vereadores eleitos e diplomados. A partir de agora vamos fazer um trabalho na nossa Casa de Leis e para isso já convidamos a autora da Lei que instituiu o Parlamento Jovem em Apucarana, a ex-vereadora Márcia Sousa, para que, ao lado dos nossos atuais vereadores, acompanhe os trabalhos. Tenho certeza que será uma troca de experiência muito válida”, disse o presidente Franciley Preto Godoi, Poim.
Ele reforçou a satisfação, em nome de todos os parlamentares, que é ter mais uma vez o Parlamento Jovem na Câmara de Apucarana. “Nós vereadores vamos apresentar a Câmara, o nosso trabalho do dia a dia e acima de tudo, vamos olhar com muito carinho para todos os projetos que serão apresentados pelos nossos vereadores mirins. Tenho certeza que existem contribuições valiosas para a nossa cidade e para os apucaranenses”, afirmou Poim.
As crianças e adolescentes diplomados na cerimônia foram escolhidos como vereadoras ou vereadores mirins. Ao todo, 146 escolas participaram dos projetos, com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Entre eleitos e suplentes, todos receberam seus diplomas em seus respectivos municípios.
PRESENÇAS
Participaram da solenidade o desembargador Coimbra de Moura; o doutor Roberto Tavarnaro; o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; e a coordenadora-executiva da EJE-PR, Mary Natsue Ogawa; além de servidoras e servidores.
Representando a Secretaria de Educação do Paraná, o professor técnico-pedagógico Francisco Gasparin Neto, também acompanhou o evento por videoconferência. Assim como representantes das Câmaras Municipais, diretoras, diretores, professoras e professores de todo o estado. De Apucarana, alunos e direção das três instituições participantes do projeto: Prefeito Carlos Massaretto, Padre José Canale e Tadashi Enomoto, com apoio do Núcleo Regional de Educação e Fórum Eleitoral
PARLAMENTO JOVEM
É uma iniciativa com o propósito de levar às escolas informações e experiências sobre como ocorre o processo eleitoral de escolha de representantes a cargos eletivos. Oportuniza também aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, além de debater problemas da comunidade para que sejam propostas soluções.
Ao propor a vivência do processo eleitoral, a iniciativa prevê que alunas e alunos cumpram etapas importantes, como alistamento, filiação e convenção partidária, campanha, votação e diplomação. Em seguida, os eleitos passam por capacitação nas Câmaras Municipais e tornam-se aptos a propor um projeto de lei que afete diretamente a comunidade.
Com informações do TRE- PR.
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