MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Parlamento Jovem: vereadores de Apucarana são diplomados pelo TRE PR

Ao todo, 146 escolas participaram dos projetos, com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio

Da Redação

·
As crianças e adolescentes diplomados na cerimônia foram escolhidos como vereadoras ou vereadores mirins
Icone Camera Foto por Divulgação
As crianças e adolescentes diplomados na cerimônia foram escolhidos como vereadoras ou vereadores mirins
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.07.2022, 15:22:28 Editado em 29.07.2022, 15:22:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Onze vereadores de Apucarana que fazem parte do Parlamento Jovem 2022 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, na última quinta-feira (28). A solenidade, que aconteceu de forma virtual pelo Canal do TRE-PR, reuniu mais de 900 estudantes do Paraná, além de contar com a participação de diplomandos e colégios contou com o acompanhamento de alguns familiares e amigos.

continua após publicidade

Além do Parlamento Jovem, foram diplomados alunos do projeto Eleitor do Futuro. Ambos de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria de Educação, Câmaras Municipais e Cartórios Eleitorais das respectivas cidades participantes.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, destacou que a participação dos estudantes nesses projetos da EJE-PR é um processo de educação cívica. “Tenho certeza que vocês sairão daqui mais seguros e confiantes de seus papéis e levarão adiante a informação correta sobre o funcionamento do processo eleitoral e da urna eletrônica”, declarou.

continua após publicidade

“Os projetos Eleitor do Futuro e Parlamento Jovem fazem parte do eixo de cidadania da EJE-PR. São atividades que fomentam a participação cidadã e que conectam a Justiça Eleitoral com a população, principalmente, estudantil”, disse o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Roberto Ribas Tavarnaro.

PARLAMENTO JOVEM APUCARANENSE

De Apucarana foram diplomados quatro alunos da Escola Prefeito Carlos Massareto: Kimberly Raiane dos Couto, Júlio Lourenço dos Novaes, Ana Luiza Ferreira Alves e Henrique de Araújo Alves; quatro da Escola Padre José Canale: Neyton Samuel de Melo Santos, Pedro Lucas Campagnucci Silva, Diny Kelly Cassiano Oliveira e Luís Felipe Fortunato da Silva e três da Escola Tadashi Enomoto: Eloá Isabelle de Oliveira, Marcela Verônica dos Santos e Juliana Vitória Spazzini Gomes.

continua após publicidade

“Parabenizamos os nossos vereadores eleitos e diplomados. A partir de agora vamos fazer um trabalho na nossa Casa de Leis e para isso já convidamos a autora da Lei que instituiu o Parlamento Jovem em Apucarana, a ex-vereadora Márcia Sousa, para que, ao lado dos nossos atuais vereadores, acompanhe os trabalhos. Tenho certeza que será uma troca de experiência muito válida”, disse o presidente Franciley Preto Godoi, Poim.

Ele reforçou a satisfação, em nome de todos os parlamentares, que é ter mais uma vez o Parlamento Jovem na Câmara de Apucarana. “Nós vereadores vamos apresentar a Câmara, o nosso trabalho do dia a dia e acima de tudo, vamos olhar com muito carinho para todos os projetos que serão apresentados pelos nossos vereadores mirins. Tenho certeza que existem contribuições valiosas para a nossa cidade e para os apucaranenses”, afirmou Poim.

As crianças e adolescentes diplomados na cerimônia foram escolhidos como vereadoras ou vereadores mirins. Ao todo, 146 escolas participaram dos projetos, com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Entre eleitos e suplentes, todos receberam seus diplomas em seus respectivos municípios.

continua após publicidade

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o desembargador Coimbra de Moura; o doutor Roberto Tavarnaro; o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; e a coordenadora-executiva da EJE-PR, Mary Natsue Ogawa; além de servidoras e servidores.

continua após publicidade

Representando a Secretaria de Educação do Paraná, o professor técnico-pedagógico Francisco Gasparin Neto, também acompanhou o evento por videoconferência. Assim como representantes das Câmaras Municipais, diretoras, diretores, professoras e professores de todo o estado. De Apucarana, alunos e direção das três instituições participantes do projeto: Prefeito Carlos Massaretto, Padre José Canale e Tadashi Enomoto, com apoio do Núcleo Regional de Educação e Fórum Eleitoral

PARLAMENTO JOVEM

É uma iniciativa com o propósito de levar às escolas informações e experiências sobre como ocorre o processo eleitoral de escolha de representantes a cargos eletivos. Oportuniza também aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, além de debater problemas da comunidade para que sejam propostas soluções.

Ao propor a vivência do processo eleitoral, a iniciativa prevê que alunas e alunos cumpram etapas importantes, como alistamento, filiação e convenção partidária, campanha, votação e diplomação. Em seguida, os eleitos passam por capacitação nas Câmaras Municipais e tornam-se aptos a propor um projeto de lei que afete diretamente a comunidade.

Com informações do TRE- PR.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento Jovem: vereadores de Apucarana são diplomados pelo TRE PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!